Minas Gerais

Regime de Estudo não Presencial completa um ano como referência nacional

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O Governo de Minas Gerais agiu rápido para dar continuidade às atividades da rede estadual de ensino, mesmo diante do desafio sem precedentes da pandemia de covid-19. Frente à impossibilidade do contato pessoal entre alunos e comunidade escolar, a equipe da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu o Regime de Estudo não Presencial, com ajuda de entidades parceiras como a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, seção Minas Gerais (Undime-MG), e universidades. 
 
Nesta terça-feira (18/5), a estratégia pensada para os alunos da rede pública estadual completa um ano e traz, no histórico, aprendizado ímpar e muitos números positivos, além do reconhecimento nacional como um dos mais bem sucedidos planos para garantia do vínculo dos estudantes com a escola, mesmo de forma remota.
 
Desde 18 de maio de 2020, os estudantes da rede contam com três principais ferramentas para acesso aos conteúdos escolares: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o programa Se Liga na Educação; e o aplicativo Conexão Escola, que tem a navegação para alunos e professores custeada pelo Governo de Minas. Só neste ano, somando todas as ações – pedagógicas de infraestrutura e de alimentação -, o Estado vai aplicar mais de R$ 457 milhões em recursos adicionais na Educação.
 
Retorno
 
O Regime de Estudo não Presencial de Minas Gerais vem sendo elogiado nacionalmente e está contando com grande participação dos estudantes da rede. 
 
Os alunos tiveram acesso aos PETs, principal instrumento e elemento estruturante das atividades remotas, por meio virtual ou impresso, entregues desta forma para aqueles estudantes que não têm acesso à internet. 
 
A ferramenta também foi usada para computar a carga horária dos estudantes, com apostilas já desenvolvidas considerando a quantidade de aulas semanais das disciplinas, alcançando 97% dos alunos.
 
Mesmo durante o ensino remoto a SEE também fez busca ativa e conseguiu que quase 30 mil alunos voltassem a participar ativamente das atividades escolares.
 
Avaliação
 
Estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que Minas Gerais está entre os três melhores estados no Índice de Educação a Distância. 
 
O modelo de ensino remoto desenvolvido pela SEE/MG alcançou nota 5,83, bem acima da média nacional, que ficou em 2,38.
 
O levantamento considerou as ferramentas implementadas durante o período da pandemia da covid-19, nos 27 estados e nas capitais. 
 
Minas se destacou por ter maior cobertura e pela agilidade na implementação do ensino remoto para os alunos da rede estadual. Na primeira posição ficou a Paraíba com nota 6, seguida pelo Distrito Federal com 5,88.

Para a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, o ano foi de muitos desafios e marcado por revoluções educacionais que, se mantido o ritmo em que vinham ocorrendo antes da pandemia, poderiam demorar anos para se alcançar o patamar conseguido nos últimos 12 meses. 
 
“Se não fosse o empenho de toda a nossa rede, dos professores, gestores, toda essa estratégia e as ferramentas não teriam saído do papel. Foi um ano de muito trabalho e desafio para todos nós. Mas o resultado foi importante e fruto dessa dedicação. Fomos ajustando o que precisava melhorar e estamos na busca de oferecer sempre o melhor para nossos alunos”, afirma Julia.
 
Apostilas 
 
Também houve parcerias para a distribuição das apostilas impressas, destinadas aos estudantes que não tinham acesso à internet. 
 
Para que os PETs chegassem até as mãos dos alunos com a tomada de todas as medidas de prevenção contra à covid-19, as escolas contaram com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, das prefeituras, dos comércios e das empresas locais, dos conselhos tutelares, das equipes da saúde da família e das famílias, entre outros. 
 
Toda a organização e a logística da entrega dos PETs impressos foram feitas pelos diretores de cada unidade de ensino, de acordo com a realidade de sua comunidade escolar. Os gestores escolares se empenharam ao máximo e não mediram esforços para fazer com que todos os estudantes tivessem acesso ao material.
 
Estratégia de sucesso
 
As teleaulas do Se Liga na Educação totalizam 2.420 aulas exibidas no programa, em 806,59 horas no ar, desde 18 de maio de 2020 . Já o Tira-Dúvidas – momento em que os alunos podem enviar dúvidas que são respondidas ao vivo -, alcançou 242 programas e 265,4 horas de exibição, até a mesma data em 2021.
 
Para auxiliar estudantes, pais e/ou responsáveis e professores a terem acesso mais ágil às informações e materiais trabalhados durante o Regime de Estudo não Presencial, a Secretaria de Estado de Educação criou o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. O portal se tornou referência entre as comunidades escolares e já registrou quase 62 milhões de acessos desde maio do ano passado, quando o ensino remoto foi implementado na rede pública estadual de ensino.
 
Outra ferramenta implementada durante o ensino remoto foi o aplicativo Conexão Escola. Ele reúne os materiais de estudo – PET e as videoaulas do Se Liga na Educação – em uma plataforma que tem a navegação patrocinada pelo Governo de Minas para os estudantes e professores. Além disso, permite a interação, com segurança, entre aluno e educador por meio de um chat. Neste ano, o aplicativo foi aprimorado e agora é uma interface do Google Sala de Aula, com mais funcionalidades e possibilidades de interação.
 
Desde o dia do lançamento do Conexão Escola 2.0, versão atualizada do aplicativo, foram realizados mais de 1,37 milhão de downloads na loja virtual. Mais de 1 milhão de usuários ativos, entre professores e alunos, utilizam a plataforma. Além de estar disponível para aparelhos celulares e tablet, o Conexão Escola também pode ser acessado direto no computador, em todos os navegadores. 

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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