Distrito Federal

Quase mil idosos vacinados em ação do Sua Vida Vale Muito

Publicado

em


Nada de fila ou aglomeração para os idosos que se vacinaram na ação da Sejus em parceria com a Secretaria de Saúde | Foto: Divulgação/Sejus

Esta semana, a ação itinerante ocorreu  na quinta-feira (11) e nesta sexta-feira (12), na QNN 13, na Praça dos Diretos, em Ceilândia, das 9h às 17h e vacinou 186 idosos. Esta foi a quarta edição de imunização do programa Sua Vida Vale Muito da Secretaria de Justiça (Sejus), totalizando 919 vacinados na região administrativa.

Sem necessidade de agendamento, sem aglomeração ou fila de espera, a imunização ocorreu de forma rápida e segura, respeitando todos os protocolos de enfrentamento à covid-19.

Para os idosos, com 74 anos ou mais, foram disponibilizadas cadeiras, atendendo regras de distanciamento, álcool gel e líquido para higienização das mãos e aferição de temperatura logo na chegada. Também foram disponibilizadas cadeiras de rodas e a quadra estava coberta para proteção do sol e da chuva. O uso de máscaras foi obrigatório para todos.

“É uma emoção sem fim. Estou muito feliz de ter vacinado, eu saio daqui aliviada e voltarei para segunda dose com fé em Deus”Dona Maria de Lourdes, idosa vacinada no programa

Contribuindo de forma significativa como reforço ao Sistema de Saúde, voluntários cadastrados no site do voluntariado e servidores da Sejus auxiliaram nos dois dias de vacinação. A Caesb, parceira na ação, distribuiu copos d’água.

Olhares de esperança e sorrisos de alegria estampavam os rostos dos idosos. Dona Maria de Lourdes, não mediu elogios. “É uma emoção sem fim. Estou muito feliz de ter vacinado, eu saio daqui aliviada e voltarei para segunda dose com fé em Deus”, reforçou.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, demonstrou sua atenção aos idosos e falou sobre o compromisso do GDF. “Fico feliz por este momento oportuno de poder levar aos cidadãos a vacina nessa parceria com a Secretaria de Saúde. A imunização salva vidas e diante desse vírus, vacinar a classe prioritária é, sem duvida, uma grande vitória. A Sejus junto ao GDF, não tem medido esforços para imunizar a população e garantir os direitos, a quem de fato, mais precisa”, comentou.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, elogiou o processo de vacinação pelo Programa Sua Vida Vale Muito. “É uma parceria importante que tem trazido bons resultados para a vacinação desse público idoso, que precisa ser imunizado o quanto mais cedo possível”. Okumoto agradeceu aos profissionais de saúde, aos servidores da Sejus e aos voluntários, lembrando que “essa luta contra a covid-19 é de todos e estamos seguindo as recomendações do governador Ibaneis Rocha”.

Para manter a organização, os idosos recebiam senhas e apresentavam documento de identificação com foto. Após receberam a dose, eles ganharam da Secretaria de Saúde um cartão de vacinação exclusivo para identificar a imunização da covid-19.

*Com informações da Sejus

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA