Distrito Federal

Quadra no Recanto das Emas ganha iluminação em LED

Publicado

em


Mais um espaço público do Recanto das Emas vai ganhar nova iluminação e ampliar o tempo de lazer para a comunidade aproveitar quando a pandemia acabar. Por ora, o público frequentador deve seguir as restrições de circulação, respeitando o toque de recolher e evitando fazer aglomerações.  A quadra poliesportiva coberta da praça da Quadra 802 será equipada com seis refletores de LED. O investimento feito pela administração local é de aproximadamente R$ 17 mil. Uma empresa terceirizada fará o serviço.

Locais disputados pelos moradores da cidade, as praças e os campos da cidade vêm ganhando reforço na iluminação desde o ano passado. A iniciativa é aplaudida pelo líder comunitário Dielson Veiga, 50 anos, morador da Quadra 803. A praça vizinha à sua casa, afirma, ficou praticamente nova.

Lâmpadas de LED, além de mais claras, proporcionam economia de até 50% de energia

“Era uma praça abandonada” lembra. “O governo reformou, iluminou tudo por lá, inclusive a quadra. Ficou tudo mais claro e limpinho”. Ele conta que, antes da pandemia, além dos encontros de moradores para bate-papos nos bancos da praça, era comum haver gente jogando futebol até de madrugada.

Mapeamento

O administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, relata que, após conversas com a comunidade e realização de vistorias, os locais estão sendo mapeados para receber o benefício:  “As praças das quadras 103, 110 e 302 também já estão com luzes novas. Vamos identificando os espaços e fazendo gestões junto à CEB”.

Dalvan também reforça que o investimento na iluminação traz mais segurança, evitando crimes como furto e roubo. As luminárias de LED, como essas que serão instaladas na Quadra 802, são mais claras e trazem uma economia de até 50% de energia em relação às convencionais.

Duas importantes vias do Recanto das Emas também já ganharam iluminação em LED. A Avenida Potiguar, com 2,5 km de extensão, foi beneficiada com 228 novas luminárias. Já a Avenida Vargem da Bênção, com seus quase 7 km cortando toda a cidade, recebeu 146 postes e lâmpadas novas e teve 32 luminárias de sódio trocadas pelas de LED. Essas vias estavam incluídas no projeto de eficientização de iluminação pública que a CEB vem executando em todo o DF.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA