Distrito Federal

Em Taguatinga, praças coloridas para os moradores da QNL

Publicado

em


Areia e brinquedos novos para as crianças da comunidade | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Os moradores da EQNL 10/12, em Taguatinga Norte, vão ganhar um espaço de lazer de cara nova nesta sexta-feira (19). Esse é o dia marcado para a entrega da praça, no Setor L, que foi reformada pelo GDF Presente. As equipes trabalharam em várias frentes para deixar a praça limpa e segura para a população.

Os serviços incluíram capina, limpeza geral e ornamentação com pedras coloridas, além da pintura de meios-fios e bancos perto da pérgula. Também foram pintados os alambrados da quadra de esportes e o piso do PEC (Ponto de Encontro Comunitário).

O colorido das pedras torna o ambiente lúdico

O parquinho recebeu areia e dois novos brinquedos. No local também foi feito o conserto do alambrado e a pintura dos equipamentos.

Na quadra poliesportiva, a equipe do GDF Presente consertou e  pintou o alambrado e renovou toda a marcação no piso para a prática de futebol, voleibol e basquete. As tabelas onde estão as cestas também foram reformadas.

De acordo com o administrador de Taguatinga, Renato Andrade dos Santos, mais de 20 praças da cidade já receberam pinturas e troca de equipamentos públicos. “A praça da EQNL 10/12 é uma das mais bonitas, com um diferencial na pintura, plantação de árvores e colocação de pedras”, analisou.

Renato Andrade enfatizou ainda que a cidade vem recebendo muitas melhorias, realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), em diversas regiões e ao mesmo tempo. “Taguatinga está um verdadeiro canteiro de obras. A população está sofrendo um pouco, mas esse transtorno é temporário, porque a cidade está ficando mais bonita”, disse o administrador.

Disco Voador

Os serviços do GDF Presente também chegaram à praça no Parque do Coreto, na quadra EQNL 5/7, no setor L de Taguatinga. Conhecido como “Disco Voador”,  o local não recebia benfeitorias há mais de oito anos. As equipes capinaram o terreno, limparam a área, colocaram areia no parquinho infantil, pintaram o pergolado, os meios-fios e as estruturas de concreto.

No setor H Norte, o foco dos trabalhos foi a recolocação de pneus em pistas de corrida, que tinham caído. Com as chuvas, os pneus estavam servindo de depósito para acumular água, trazendo, assim, para a população os riscos de proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, da Zika e  da Chikungunya.

Nada de terra. Agora, o estacionamento próximo ao Hospital Anchieta está pavimentado

Equipes do GDF Presente também deram sequência à construção do estacionamento na quadra QNC, próximo ao Hospital Anchieta. Na QNE 28, começou o trabalho de fresagem e recapeamento do trecho localizado entre as avenidas Comercial Norte e  Samdu.

“Estes trabalhos realizados são diferenciados, uma vez que trazem benefícios imediatos e duradouros, impactando diretamente na auto-estima e na qualidade de vida das pessoas”, disse coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcácer.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA