Minas Gerais

Programa de gestão e educação socioambiental ganha nova modelagem

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Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) lançou o projeto piloto da nova estrutura do programa Ambientação, com a assinatura de Termos de Cooperação Técnica com dez organizações parceiras do Governo de Minas.

O Ambientação é um programa de gestão e educação socioambiental, criado em 2003 pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Em 2019, a iniciativa foi incorporada à Semad. Dentro da nova proposta do programa, cada organização parceira receberá um catálogo de ações dividido em cinco modalidades: água, energia, materiais, resíduos e qualidade de vida. O documento será acompanhado de um guia prático orientativo. 

As instituições participantes serão capacitadas, a distância, e podem receber certificado de organizações sustentáveis, com selo de até cinco estrelas, cada uma delas representando uma temática do programa. 

A parceria envolve as seguintes instituições: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)Fundação Ezequiel Dias (Funed)Minas Gerais Participações (MGI)Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG)Escola de Saúde de Pública de Minas Gerais (ESP-MG)Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG)Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig)Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Fundação Hemominas

A secretária Marília Melo ressalta a importância das organizações parceiras para auxiliar na retomada do Ambientação. Estão envolvidas as seguintes instituições: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)Fundação Ezequiel Dias (Funed)Minas Gerais Participações (MGI)Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG)Escola de Saúde de Pública de Minas Gerais (ESP-MG)Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG)Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig)Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Fundação Hemominas

Marília lembra, ainda, os resultados do trabalho realizado desde o início do programa, com a implantação de coleta seletiva em órgãos de Estado. “A partir do momento que nossas instituições trabalham com a gestão adequada de resíduos sólidos urbanos, a separação de materiais recicláveis e demais práticas sustentáveis, em cooperação com os catadores de resíduos, somos exemplo para toda sociedade”, avalia.

Certificação

Nas próximas semanas será disponibilizada, na plataforma Trilhas do Saber, uma capacitação para as instituições participantes. A qualificação vai abordar o processo de certificação, a nova estrutura do catálogo de ações, além das funcionalidades da nova versão do Sistema Integrado de Gestão Ambientação (Siga). 

Integrante da comissão gestora do Ambientação, a gestora ambiental da Semad, Marcella Gouveia, ressalta que as dez organizações que firmaram os termos com o Estado participaram de uma etapa de diagnóstico para identificar os pontos positivos e as áreas do Ambientação que necessitavam de atenção. “As contribuições recebidas nos ajudaram a construir o formato novo do programa”, acrescenta.

A nova modelagem do Ambientação foi apresentada durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, na segunda-feira (7/6).

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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