Distrito Federal

Profissionais da Educação começam a se imunizar contra covid-19

Publicado

em


Começou, nesta sexta-feira (21), a vacinação contra covid-19 para os professores e trabalhadores de creches públicas e privadas do Distrito Federal. A Unidade Básica de Saúde 1 (UBS 1) do Guará foi o local escolhido para ser o posto de referência para os profissionais da categoria.

Maria Luiza Barros:  “Esta vacina representa uma vitória, uma grande conquista para todos nós da Educação” | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

“Com a vacina, poderemos reabrir as creches e escolas gradativamente, com a segurança necessária” Paco Britto, vice-governador

“A UBS 1 do Guará manteve a vacinação de quem estava agendado para esta unidade, além de atender a livre demanda de D1 e D2 e aplicar a vacina contra influenza”, explicou a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Costa. “A equipe é grande, e, se precisar, vamos remanejar mais servidores para atender a vacinação dos professores. Além disso, a UBS 2 do Guará se tornou ponto de vacinação contra a influenza”.

A UBS 1 do Guará está funcionando como ponto de imunização misto, com atendimento tanto no formato drive-thru quanto para pedestres. Estiveram no local, o vice-governador, Paco Brito, e o secretário de Educação, Leandro Cruz.

“Os professores podem e devem ser vacinados”, destacou Paco Britto. “Com a vacina, poderemos reabrir as creches e escolas gradativamente, com a segurança necessária. Esse é um trabalho incansável do nosso governador Ibaneis Rocha em prol da população.”

Conquista para todos

Monitora de uma creche do Recanto das Emas, Maria Luiza Barros comemorou: “Esta vacina representa uma vitória, uma grande conquista para todos nós da Educação. Eu perdi alguns amigos para essa doença, e poder vacinar é maravilhoso. Com isso, logo poderemos voltar às aulas presenciais. Hoje, muitos pais estão precisando do nosso trabalho”.

A professora do Centro de Ensino Infantil 6 de Taguatinga Mikaellen de Almeida se disse esperançosa de que a imunização chegue logo para toda a população e declarou: “Estou muito feliz e grata por receber a primeira dose da vacina contra a covid. Torço para que as aulas voltem logo e possamos viver um novo normal em breve”.

Claudimara Alarcão, auxiliar de limpeza em uma creche da Fercal, também celebrou ter recebido a vacina. “Perdi a minha mãe para a covid-19; infelizmente ela não teve a chance que estou tendo hoje”, relatou. Para ela, esta sexta-feira é um dia de vitória e alegria.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA