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População e governo lado a lado em prol da segurança – Agência Brasília

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Na gestão da segurança pública, a população tem voz ativa na discussão e tomada de decisões relativas ao assunto. Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) são os canais oficiais de participação popular para este objetivo, nos quais moradores auxiliam os órgãos de segurança pública a tornar o DF um local cada vez mais seguro.

“Toda a população que mora ou trabalha no DF faz parte do Conseg. Nas nossas reuniões, a gente procura a melhor qualidade em segurança para a cidade onde moramos”Maria Celeste Bezerra da Silva, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Brasília

Por aqui, os Consegs existem legalmente há duas décadas e passaram a ser vinculados à Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) desde 2003. Atualmente, o DF possui 36 Consegs, e algumas regiões administrativas contam com mais de um comitê do tipo, principalmente em função da extensão territorial ampla, como o Paranoá.

Mensalmente, os Consegs fazem reuniões ordinárias onde a comunidade contribui com críticas, sugestões e observações de situações que envolvam a segurança pública direta. Representantes da administração regional, Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF) e SSP-DF também participam dos encontros, recebendo as demandas e dando respostas sobre assuntos tratados anteriormente.

Hoje presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Brasília desde março de 2021, Maria Celeste Bezerra da Silva participa das atividades do comitê há 12 anos, antes como cidadã interessada em contribuir com o trabalho, e ressalta que qualquer pessoa pode cooperar. “Toda a população que mora ou trabalha no DF faz parte do Conseg. Nas nossas reuniões, a gente procura a melhor qualidade em segurança para a cidade onde moramos”, afirma.

Para ela, a relação dos Consegs com os órgãos de segurança pública do DF parte de duas premissas: parceria e diálogo. Além de auxiliar com demandas de proteção, os conselhos também podem atuar como intermediários em questões de ordem pública e com outros órgãos do governo que não necessariamente estejam ligados à área da segurança pública.

“O Conseg abre as portas e faz a gestão junto aos órgãos para que tragam os resultados para as demandas de cada quadra, de cada comunidade. Sempre agradecemos ao Conseg pelo trabalho que tem sido feito”Valquíria de Andrade, prefeita comunitária da SQS 213

“Recentemente, fizemos uma reunião com o proprietário de um bar na Asa Norte que estava recebendo muitas reclamações de moradores, em função do barulho. Participaram os comandantes dos dois batalhões da Polícia Militar do Plano Piloto, o presidente do sindicato da categoria e representantes do DF Legal. Após esse encontro, fizemos uma reunião com os moradores da quadra, formamos um grupo com o dono do bar e, a partir daí, estamos construindo soluções em conjunto para o problema da poluição sonora”, conta Celeste.

Para a parte de recebimento de demandas, o Conseg do Plano Piloto se utiliza de um grupo de conversa em aplicativos de mensagens e de e-mails e, a partir daí, é feita uma interface com os órgãos do governo responsáveis por responder a cada pedido.

A prefeita comunitária da SQS 213, Valquíria de Andrade, ressalta a importância dessa interação para a resolução das questões. “O Conseg abre as portas e faz a gestão junto aos órgãos para que tragam os resultados para as demandas de cada quadra, de cada comunidade. Sempre agradecemos ao Conseg pelo trabalho que tem sido feito”, enfatiza.

“A participação da comunidade, por meio dos Consegs, é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais próximas da realidade da população”, destaca o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “Essa aproximação impacta diretamente na eficiência do nosso trabalho e, como consequência, na melhoria da segurança das regiões administrativas e do DF”.

Celeste também corrobora a importância do trabalho de integração entre comunidade e governo realizado pelos Consegs. “É uma interação muito boa, de parceria, a gente não fica sem respostas. Sabemos que tudo tem suas limitações, mas o importante é existir essa parceria. Perceber que o GDF está com vontade de fazer, dar o retorno”, finaliza.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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