Distrito Federal

População carente vai receber seis mil kits de lanches

Publicado

em


Foto: Divulgação/Sejus
Os donativos irão para instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social | Foto: Divulgação/Sejus

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) recebeu, nesta segunda-feira (22), 6.120 kits de lanches doados pela Latam Airlines Brasil, contendo barra de cereais, biscoitos, torradas, geleias e frutas desidratadas. Os donativos, adquiridos pelo site do grupo Voluntariado em Ação, serão distribuídos para instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal.

“O nosso papel é conectar pessoas, empresas, instituições e sociedade civil, que querem contribuir para um DF mais justo e solidário”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

O objetivo é promover o direito à alimentação e minimizar os efeitos da covid-19 nas regiões administrativas mais afetadas pela pandemia.

“O nosso papel é conectar pessoas, empresas, instituições e sociedade civil, que querem contribuir para um DF mais justo e solidário. Por isso, vamos distribuir esses kits nas cidades que concentram o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destaca a secretária Marcela Passamani. “É uma alegria poder contar com essa doação”, agradece.

No Voluntariado em Ação, a campanha foi cadastrada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), que é responsável pelo armazenamento dos mantimentos e pela distribuição dos kits para pessoas e instituições. O projeto também recebeu apoio da rede Sustentare Saneamento, que ofereceu o transporte dos produtos, desde o Aeroporto de Brasília até a Codese, no SIA.

Instituído em março de 2019, o site do programa concentra as informações sobre os projetos e campanhas vinculadas ao Voluntariado em Ação, além de servir como polo de cadastramento para novos voluntários, órgãos ou entidades participantes e de acompanhamento de financiamentos e eventos.

Seja um voluntário

Ao se cadastrar no site, o voluntário informa a sua disponibilidade de trabalho, os eixos de atuação e o público de interesse das ações que gostaria de participar.

Com essas informações, a Sejus traça um perfil do voluntário, cruzando as competências com as necessidades a serem atendidas por programas e campanhas do Voluntariado em Ação. Se houver compatibilidade, o candidato recebe a oportunidade por e-mail.

Serviço:

Para participar do Programa Voluntariado em Ação, basta acessar o site e se cadastrar.

*Com informações da Sejus

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA