Minas Gerais

Plataforma de georreferenciamento agrega dados de educação ambiental

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A visualização espacial dos programas de educação ambiental desenvolvidos em Minas Gerais acaba de ser inserida na Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), plataforma de georreferenciamento do estado. 

As informações, compilados em três novas camadas, serão utilizadas na elaboração de políticas públicas regionalizadas e estruturação de ações sinérgicas entre os diversos setores que integram a gestão ambiental do estado. 

Duas das novas camadas apresentam a área de abrangência das ações de educação ambiental desenvolvidas por 50 representantes do setor produtivo mineiro e entidades ambientalistas do estado. Uma terceira camada fornece informações segmentadas por município.

Na avaliação do diretor de Gestão Territorial Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ricardo Campelo, um dos principais benefícios da inclusão de informações relacionadas à educação ambiental na IDE-Sisema consiste na possibilidade de cruzamento de dados com as outras 550 camadas atualmente disponíveis na plataforma.

“O cruzamento de dados permitirá aos usuários identificar, por exemplo, em qual bacia hidrográfica ou bioma determinado projeto está inserido, se existem ações de monitoramento, fiscalização ou recuperação ambiental na área de abrangência de seu projeto que podem contribuir com as ações desenvolvidas, entre muitas outras possibilidades de análise territorial e gestão ambiental”, explica o diretor.

Ao acessar as camadas de educação ambiental na IDE-Sisema, o usuário obterá coordenadas geográficas, nome, descrição, público-alvo, atividades desenvolvidas e informações de contato de cada projeto de educação ambiental catalogado na plataforma. Além disso, poderá ver quais foram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contemplados em cada ação desenvolvida no estado.

Repercussão

Superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco afirma que a iniciativa vai permitir melhor conhecimento dos projetos de educação ambiental em execução no estado, além de possibilitar maior sinergia entre ações de fomento ambiental desenvolvidas pelos diversos setores da sociedade.

A diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, Ana Cristina da Silveira, explica que as novas camadas serão constantemente atualizadas com novos projetos até que se obtenha um panorama completo das ações de educação ambiental desenvolvidas no estado. “Iniciamos, de forma piloto, com os 50 primeiros projetos mapeados e seguiremos catalogando novas ações e iniciativas junto aos demais educadores ambientais mineiros”, afirma.

As novidades foram apresentadas na última segunda-feira (7/6), durante a abertura da Semana do Meio Ambiente 2021 do Sisema.

Parceiros 

Uma nova camada deverá ser disponibilizada nos próximos meses com informações relacionadas exclusivamente ao Programa de Educação Ambiental (PEA) vinculado ao processo de licenciamento ambiental de empreendimento e atividades listadas na Deliberação Normativa Copam nº 217/17.

Para tanto, a Semad desenvolveu formulário enviado às empresas, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em que solicita dados relacionados à prática da educação ambiental em cada empreendimento mapeado. As informações incluem nome, características e principais atividades do projeto desenvolvido, além do público atendido e área de abrangência das ações.

“Para mapear as ações de educação ambiental desenvolvidas nas escolas, contaremos com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e, para os projetos vinculados ao setor agropecuário, com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)”, acrescenta Ana Cristina.

Plataforma 

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) permite, por meio de camadas geoespaciais, a visualização de características ambientais existentes no território mineiro como relevo, hidrografia e vegetação, entre outros aspectos. O recurso auxilia no licenciamento ambiental, na concessão de outorgas para uso da água e nos demais serviços disponibilizados pelo Sisema.

Com base no cruzamento das camadas geográficas, é possível visualizar alternativas de localização para o usuário que busca a regularização ambiental.
Além disso, a plataforma digital disponibiliza ao cidadão acesso gratuito às informações dos chamados critérios locacionais, que são componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento.

Clique aqui para acessar a IDE-Sisema.
 

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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