Distrito Federal

Pista de terra do Incra 9 passa por manutenção

Publicado

em


O GDF Presente está em Ceilândia nessa semana e as equipes se esforçam para atender as demandas da população. No Incra 9, localizado na área rural da cidade, foi recuperado mais um quilômetro da estrada vicinal na gleba 3, no trecho que dá acesso à BR-070. A rodovia contorna o setor norte da região administrativa e dá acesso aos municípios goianos de Águas Lindas de Goiás e Pirenópolis.

Dois quilômetros de compactação na vicinal da Gleba 3, no Incra 9, vão facilitar o escoamento de produção rural| Fotos: Divulgação/GDF Presente

A estrada recebeu resíduos de construção civil, um tipo de brita feita com o reaproveitamento dos entulhos de obras, e cascalho, fornecido pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Com esse material, as equipes fizeram a compactação e a nivelação da via totalizando, assim, dois quilômetros recuperados.

“Essa é uma via importante para os produtores rurais locais. Ela dá acesso à várias chácaras e também à escola rural Incra 9”, atesta o diretor de Obras da administração de Ceilândia, Sérgio Barbosa Pimenta.

Em outra frente, o GDF Presente realizou serviços de manutenção que vão melhorar áreas de lazer da cidade. Localizada na QNO 09, no setor O, a Vila Olímpica está sendo pintada. A pintura está sendo feita em toda a área externa do espaço que oferece diversas modalidades, como atletismo, basquete, futebol, natação e vôlei.

Cores vivas para a Vila Olímpica de Ceilândia que disponibiliza diversas modalidades de esporte para a comunidade

Na QNM 33, o campo de futebol recebeu areia para complementar o espaço e dar mais segurança aos frequentadores. Além disso, foi realizado um serviço para facilitar a drenagem da água sem que ela carregue a areia.

Limpeza

Várias quadras de Ceilândia tiveram também limpeza, desentupimento e manutenção das bocas de lobo, com a colaboração da equipe do projeto Mãos Dadas que usa a mão de obra de reeducandos e da administração local.

O recolhimento de galhos, entulhos e inservíveis foi realizado na área especial da QNM 15, EQNM 01/03 e na QNO 18/via 08, na expansão de Ceilândia. A limpeza também foi feita em importantes avenidas de Ceilândia Sul: vias N2 sul, NM02 sul e M1 sul. “Nessas mesmas vias, foram realizadas limpezas das bocas de lobo”, disse Sérgio Pimenta.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA