Goiás

Pesquisa da UEG cria bioinseticida à base de Neem

Publicado

em


Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (Renac | UEG) traz inovação ao mercado de combate às pragas. Os pesquisadores desenvolveram um bioinseticida à base de Neem, planta de origem asiática.

Segundo a professora Joelma Abadia, orientadora e coordenadora do projeto, a semente da planta conhecida como Neem (Azadirachta indica A.Juss.) possui constituintes químicos com atividade inseticida, reconhecida pelas culturas populares e por estudos científicos. “Essa planta é nativa da Índia, mas foi muito bem adaptada ao clima brasileiro, crescendo em vários estados, do nordeste ao sul do Brasil”, salienta. A pesquisadora explica que os constituintes da semente da planta, especialmente a azadiractina, têm alto poder inseticida e são biodegradáveis, com baixa durabilidade no ambiente. “Por isso, escolhemos essa planta como nosso objeto de estudo. Nossa pesquisa buscou desenvolver um bioproduto à base de extratos microencapsulados das sementes de Neem”, diz. 

Joelma diz que os primeiros resultados mostraram que o produto conseguiu controlar diversos estágios da Helicoverpa armigera, uma lagarta que causa estragos em lavouras como milho, soja e algodão. “Por isso avançamos para o aperfeiçoamento da tecnologia de produção do extrato microencapsulado e para os estudos em semi-campo, inclusive estamos testando em outras espécies de insetos-praga além da Helicoverpa”, ressalta.

O início

A pesquisa teve início em 2013, durante o estágio pós-doutoral da professora no Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica, da Universidade Federal de Goiás, sob supervisão do professor doutor  Edemilson Cardoso da Conceição. Na UEG, a aluna Debborah Gonçalves Bezerra deu continuidade à pesquisa, sob orientação da professora Joelma e coorientação do professor Edemilson, no mestrado e no doutorado em Recursos Naturais do Cerrado, este iniciado em 2017. Colaboram também com a pesquisa alunos do curso de Farmácia da UEG vinculados aos Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, os professores Ivano Alessandro Devilla (ex-reitor da UEG) e Leonardo Luiz Borges, da UEG, a pós-doutoranda da UFG Thais Leite Nascimento e as professoras da Escola de Agronomia da UFG Cecília Czepak e Karina Cordeiro Albernaz Godinho. A previsão é que a pesquisa seja concluída no início de 2022.

Joelma explica que a identificação, por pesquisadores brasileiros, de um inseto-praga altamente resistente aos inseticidas disponíveis no mercado e que causava grandes prejuízos às lavouras de tomate e soja no Brasil, fez com que ela se interessasse pelo assunto. “A Helicoverpa armigera é uma mariposa cuja lagarta se alimenta vorazmente de diversas culturas e, por ser resistente à maioria dos agrotóxicos, é de difícil controle. Muitos pesquisadores estavam envidando esforços na busca de alternativas para o controle dessa praga na época. Nossa intenção, portanto, foi contribuir com esses esforços, pesquisando alternativas naturais, que causassem menos impactos ao meio ambiente e à saúde do trabalhador rural”, destaca. 

Expectativa

Para chegar ao resultado do bioinseticida, os pesquisadores utilizaram a microencapsulação por spray drying que, segundo eles, pode proporcionar uma liberação mais lenta do produto na natureza, além de protegê-lo da ação dos raios ultravioletas do sol.  Joelma diz que, dessa forma, o produto terá mais tempo para agir e ainda assim manterá suas propriedades biodegradáveis, não se acumulando no ambiente, pois os adjuvantes utilizados no processo de microencapsulação são biodegradáveis também. “Outros produtos semelhantes foram lançados no mercado, mas não com a tecnologia e com os excipientes que nós utilizamos. Nosso produto será de fácil manuseio e aplicação em campo”, ressalta. 

Duas patentes foram depositadas com o objetivo de proteger a tecnologia de produção das microcápsulas produzidas. Além das patentes, os pesquisadores publicaram dois artigos científicos em periódicos e os trabalhos foram apresentados em eventos científicos nos últimos quatro anos. 

A expectativa dos pesquisadores é que o bioinseticida criado por eles, por degradar com maior velocidade que os produtos sintéticos, tem grande potencial para contribuir de forma concreta, sustentável e segura com o controle de insetos-praga, levando à redução do uso de agrotóxicos convencionais. “A introdução desse produto como parte das estratégias de controle de pragas, o chamado Manejo Integrado de Pragas (MIP), visa justamente reduzir o uso de agrotóxicos convencionais, com a utilização conjunta de diversas práticas e cuidados”, salienta. Joelma diz que o produto é uma alternativa viável para a agricultura, com baixo impacto ao meio ambiente e à saúde humana.

 Aplicabilidades

De acordo com a pesquisadora, o produto pode contribuir em outras aplicabilidades, como controle de pulgas e carrapatos em animais domésticos e de corte, entre outras. “Obviamente, para quaisquer destas aplicabilidades serão realizados os ensaios que garantam eficácia, segurança e qualidade exigidos pelas agências reguladoras brasileiras antes do bioproduto ser lançado no mercado. Esses são os nossos próximos desafios”, diz. 

Joelma explica que, no estágio em que se encontra, a pesquisa não é capaz de estimar a proporção de redução de agrotóxicos. “Nesse semestre iniciaremos os estudos em semi-campo, com aplicação de amostras do produto desenvolvido em pequenos cultivos contaminados com insetos-praga e não contaminados. A partir daí poderemos fazer algumas estimativas nesse sentido”, sintetiza. 

A pesquisa tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), das bolsas de mestrado e doutorado da UEG e da Capes. Os pesquisadores também recebem o apoio do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos da Biodiversidade da UEG, da Escola de Agronomia e do Laboratório de PD&I de Bioprodutos da Universidade Federal de Goiás.

Fonte: UEG

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Natal Flamboyant 2022

Publicados

em

Com o tema “Circo de Natal Flamboyant”, shopping reafirma sua tradição em apresentar uma decoração natalina memorável e uma campanha marcada por incentivos. Entre os destaques está o sorteio de um veículo elétrico Volvo XC40

Sempre repleto de novidades, o Natal Flamboyant chega para surpreender aqueles que apreciam vivenciar a época mais mágica do ano. Para 2022, o tema escolhido “Circo de Natal Flamboyant”, embala uma das maiores e mais completas campanhas de varejo no Brasil. Isto, porque, o investimento na campanha de Natal supera os R$ 4 milhões, incluindo decoração natalina, campanha publicitária, premiação, divulgação interna e externa, além de eventos e ações.

Entre os incentivos nas compras, está o sorteio de um automóvel Volvo XC40 ano/modelo 2022/2023 na cor branca. Exibindo sustentabilidade, já que é um modelo elétrico, o prêmio ainda é sinônimo de segurança, versatilidade e alto desempenho. Além disso, o SUV premium antecipa as mais recentes tecnologias e tendências a partir de um motor que é referência em potência e diversos itens de conforto e conectividade. Cada R$ 500 em compras, mediante apresentação de notas fiscais de lojas do Flamboyant aderentes a promoção, dá direito a um número da sorte para participar do sorteio, que ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2023. O cliente poderá concorrer com notas fiscais com data entre 04 de novembro de 2022 a 09 de janeiro de 2023.

DECORAÇÃO

“Circo de Natal Flamboyant” convida a experimentar a alegria da época mais mágica do ano

O encantamento do circo. A magia do Natal. Apostando em dois símbolos tão presentes no imaginário de adultos e crianças, o Flamboyant Shopping declara aberta a época mais festiva do ano, convidando o público a participar de cada detalhe de sua decoração natalina. O tema central, “Circo de Natal Flamboyant”, traz um misto de arte, brilho, alegria e elementos tradicionais, que chegam com a proposta de despertar os sentimentos mais positivos nos visitantes. Desde as portarias de acesso, passando pelo Garden Flamboyant e outros cartões postais do shopping, tudo foi pensado para encantar a qualquer momento do dia. À noite, a iluminação externa reforça o convite para celebrar. Por trás de tanta magia estão mais de quatro mil strobos, LEDs e cortinas de snowleds, iluminando toda a fachada do shopping e dando formas a símbolos natalinos. Em total sintonia ao tema da decoração, réplicas do Papai Noel seguem protagonizando diversos números circenses, seja no Garden Flamboyant ou dentro do shopping, surpreendendo e encantando as famílias. Em outra cena, um Bom Velhinho medindo aproximadamente 4,5 metros de altura saúda o público em seu figurino clássico. E como o tema deste ano, “Circo de Natal Flamboyant”, baseia-se na vontade do Bom Velhinho em compartilhar arte e alegria, as praças de eventos dão formas a um verdadeiro picadeiro natalino. Na Praça da Cúpula, piso 1, elementos lúdicos e variada riqueza de detalhes chegam para encher os olhos, a exemplo de ursos circenses, presentes de forma aérea na nova cúpula de vidro e próximos à grandiosa árvore de natal, com 12 metros de altura. A proposta é exibir momentos emblemáticos do Papai Noel em sua memorável passagem pelo circo. Com isso, o público pode conferir a caminhonete do Noel, o Bom Velhinho oferecendo balões e até ensaiando um número no canhão. Ainda nesse local, uma outra proposta de interação com o público conta com a chancela da Richesse Confeitaria. Em total sintonia com a Mamãe Noel exibindo maçãs do amor, a marca leva ao público suas deliciosas maçãs, que poderão ser adquiridas no local. Esse cenário lúdico, que também conta com noéis em pernas de pau, reserva diversos espaços instagramáveis. Para os pequenos, além de xícaras giratórias, a interação fica por conta de um passeio no trenzinho, que passa por um túnel iluminado, numa visão privilegiada da decoração.

Por todo o shopping, o visitante irá se encantar com os ursos circenses, numa elaborada ambientação natalina em cores tradicionais e flâmulas anunciando que a magia está no ar. É assim na Praça Central, piso 1. Lá, a decoração convida a compartilhar diversos momentos circenses. Os visitantes podem adentrar uma árvore natalina medindo 10 metros de altura, local que oferece uma grandiosa iluminação em LED. Reforçando as belezas do circo, Papai Noel surge fazendo malabarismo, com balões coloridos, exibindo truques de magia e até oferecendo pipocas em barraquinhas circenses. Celebrando experiências memoráveis, nesse local o público poderá adquirir deliciosas pipocas, assinadas pela Popcorn Gourmet. Um convite para instagramar é o soldado urso, medindo aproximadamente 6 metros de altura. Mas, se a proposta é contemplação, o público pode acompanhar cada detalhe diretamente de um banco gigante em formato bengala. A programação ainda oferece uma estação de embarque do tradicional Expresso Flamboyant em parceria com a Unimed. O passeio em vagões coloridos e sonorizados convida passageiros de todas as idades a interagirem com as atrações natalinas num divertido passeio pelos corredores do shopping. Também integra o roteiro para um Natal surpreendente, um Presépio com personagens bíblicos em tamanho natural. Localizado próximo à C&A, no piso 1, o público poderá contemplar o nascimento de Jesus, relembrando o acontecimento que deu origem ao Natal. Ainda no piso 3, em frente à Nespresso, estará o Trono do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe as crianças para as fotos, entrega de cartinhas e pedidos de Natal. Para melhor comodidade das famílias, o espaço dispõe de caixa de correios para entrega dos pedidos de Natal, trono pet e um cesto para os bebês darem adeus às suas chupetas.

Serviço

Decoração Natalina Flamboyant

Seguindo o horário de funcionamento do shopping, nas atrações especiais de Natal, o atendimento será encerrado 30 minutos antes do fechamento das lojas. Importante consultar o regulamento, que prevê, entre outras orientações, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e a presença de pais ou responsáveis para acompanhar crianças menores nos brinquedos. As atrações ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro de 2023, de segunda a sábado das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 14h às 19h30. Importante consultar o regulamento com as regras de participação e segurança, disponível em cada atração.

Xícaras Giratórias

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para três crianças por xícara, sendo a capacidade máxima 100kg

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Acesso: gratuito.

Maçãs do Amor Richesse Confeitaria

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Passeio de trenzinho

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para até oito crianças simultaneamente, sendo a capacidade máxima 400kg

Indicação etária: livre para adultos e crianças, limitada à capacidade de dois adultos por passeio.

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Preço: R$ 15 por pessoa.

Túnel para passagem interna na árvore de Natal

Local: Praça Central (piso 1)

Acesso: gratuito.

Pipocas Popcorn Gourmet

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Expresso Flamboyant

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: R$ 15 por pessoa

Indicação etária: livre.

Presépio

Local: próximo à C&A (piso 1)

Acesso gratuito.

Atendimento Papai Noel

Local: piso 3 em frente à Nespresso

Período: até o funcionamento das lojas do dia 24 de dezembro de 2022.

Acesso: com celular próprio é isento de cobrança.

O local conta com fotógrafo profissional e equipamento. Portanto, não é permitido câmeras profissionais ou semelhantes. Mediante interesse, o cliente pode contratar no local, fotos impressas na hora. Os organizadores do espaço também oferecem a opção de envio da foto digital em alta resolução por e-mail ou dispositivo de transferência diretamente ao cliente.

Por: Janaina Prado

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA