Política

Parlamentares enaltecem projeto que beneficia estudantes com notável desempenho escolar

Publicado

em

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei nº 2712/22, que prevê a criação do programa de incentivo Mérito Educacional (Promede). O objetivo é incentivar estudantes da rede pública dos ensinos fundamental e médio a buscarem notáveis desempenhos escolares durante o ano letivo. 

Conforme a proposta, o programa deverá ser implementado pela União em parceria com estados, Distrito Federal e municípios, e poderá conceder como premiação anual certificados de menção honrosa, viagens de intercâmbio, equipamentos de informática e outros prêmios. O intuito, de acordo com o autor da matéria, deputado Kim Kataguiri (União-SP), é inserir no cenário da educação básica brasileira o estímulo à excelência acadêmica.

Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes no Legislativo goiano, o deputado Talles Barreto (UB) destaca a relevância da proposta para o desenvolvimento educacional. “Sabemos que a evasão escolar ainda é um problema recorrente em nosso país e projetos de incentivo aos alunos são sempre significativos. É importante que o aluno se sinta apoiado e valorizado para que possa continuar alçando voos maiores”, enfatiza. 

O legislador goiano lembra que a iniciativa de Kataguiri tem consonância com ações desenvolvidas no estado de Goiás em prol do incentivo à educação. “Um exemplo é o investimento de mais de 600 milhões de reais em tecnologia ao longo dos últimos quatro anos. Os Chromebooks que são entregues aos alunos é um grande reforço e uma forma de premiar e impulsionar os alunos a concluírem o ensino fundamental e o ensino médio.” 

Barreto pontua, ainda, que em Goiás há outras iniciativas, como o Bolsa Estudo, que paga um valor aos alunos que têm boa média e frequência, além do Passe Livre Estudantil, doação de uniformes e materiais escolares, reforma e climatização das escolas e o constante investimento na preparação dos profissionais de educação. “Todas essas ações criam um ambiente favorável para a permanência do aluno e para o bom aproveitamento dentro da sala de aula”, salienta Talles Barreto.

Vice-presidente do colegiado, o deputado Coronel Adailton (PRTB) enaltece a matéria que tramita na Câmara dos Deputados, afirmando que tais estímulos têm o poder de impulsionar a busca pelo sucesso. “Acredito que projetos que incentivam o aluno em seu desempenho escolar só trazem vantagens para os estudantes e para os professores. O aluno fica estimulado e se esforça para alcançar um excelente resultado. E o professor fica entusiasmado para apresentar os melhores conteúdos em sala de aula. Dessa forma, o cenário da Educação no Brasil se aprimora rumo à excelência acadêmica.” 

“Atualmente a educação em Goiás tem proporcionado diferentes incentivos e é considerada uma das melhores do País. Mais iniciativas como essa, que motivam os estudantes a melhorarem seu desempenho escolar a fim de serem premiados com símbolos de distinção e outros méritos que favoreçam seu progresso escolar, como intercâmbios e melhores equipamentos, qualificará ainda mais o ensino escolar em nosso estado. Com isso, a educação é quem ganha”, finaliza o deputado.

Conforme a propositura, que se encontra na Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados, a escolha dos contemplados será feita por uma comissão formada por professores, no caso dos certificados, e por uma representação dos entes federados no caso dos demais prêmios. Entre os critérios para a premiação estão o desempenho escolar, a frequência mínima de 85% dos dias letivos, participação em atividades, além de disciplina, capricho, superação, e outros méritos.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA