Geral

Paciente se emociona ao reencontrar cadela de estimação no Hran

Publicado

em


“A espera chegou ao fim. Finalmente vou rever minha companheira”, disse Katia Rosana Zansavio, 54 anos, moradora de Sobradinho e paciente do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), minutos antes de reencontrar a cadelinha Charlote, da raça dachshund, conhecida por salsichinha. As duas não se viam desde que Katia fora internada com covid, 69 dias atrás.

Até ser internada, Katia só havia se separado de Charlotte uma única vez, em 14 anos de convivência – quando viajou | Fotos Johnny Braga/ Agência Saúde-DF

A saudade era grande e a expectativa maior ainda em poder rever a companheira de 14 anos. O encontro foi proporcionado pela equipe de enfermagem do Hospital Regional da Asa Norte, que cuidou de cada detalhe para que o momento ocorresse no estacionamento do Hran, com toda segurança que o momento pandêmico exige.

Katia, que cuida da mãe (85 anos) e do pai (84 anos) de segunda a sexta-feira, começou a sentir os sintomas da covid no dia 18 de abril. Segundo ela, no início, parecia uma gripe comum. Era um domingo e ela já se preparava para ir para a casa dos pais.

Na quarta-feira (21/4), os sintomas se manifestaram com mais força. “Fiz um chá para ver se melhorava e não melhorou. Foi quando deixei de sentir cheiro e gosto. Liguei para minha filha, que pediu para eu me isolar naquela hora”, relata.

“Ela sempre falava da cachorrinha e manifestou o desejo de vê-la. A filha da Katia perguntou se ela queria ver alguém e ela foi enfática: quero ver minha cadela”Fabiane Teixeira, supervisora de enfermagem do Hran

No dia seguinte, já isolada em casa, a irmã de Katia a levou para uma clínica, em Sobradinho, para consultar e fazer exames. Na sexta (23), o quadro piorou e a filha de Katia a levou, então, para fazer mais exames que o médico havia pedido. Fez um RT-PCR para detectar o coronavírus e o resultado foi positivo.

No mesmo dia o quadro piorou e ela foi levada para o Hospital Regional de Sobradinho (HRS), onde foi internada. O quadro estava evoluindo mal e, na manhã seguinte, a paciente foi intubada. “Eu já tinha visto outras pessoas serem intubadas, do meu lado, e imaginava que precisaria também. A equipe me avisou e concordei, pois queria viver.”

A partir do momento em que foi sedada e intubada, ela se lembra apenas do dia em que acordou, já no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), 28 dias após a intubação. “Acordei agitada, queria retirar o oxigênio, os fios”, recorda. A transferência para o HRSam ocorreu no dia seguinte à intubação no HRS.

Em Samambaia, ela permaneceu mais quatro dias após acordar e precisou ser encaminhada ao Hran, onde permanece internada, recebendo assistência multiprofissional para se recuperar e logo poder voltar para casa. Katia faz fisioterapia para recuperar a força dos membros inferiores e melhorar a capacidade pulmonar.

Ansiedade

“Ela sempre falava da cachorrinha e manifestou o desejo de vê-la. A filha da Katia perguntou se ela queria ver alguém e ela foi enfática: quero ver minha cadela”, conta a supervisora de enfermagem Fabiane Teixeira. A equipe do Hran, então, se mobilizou, junto com a filha da paciente, e organizou o reencontro entre as duas.

Charlote foi adotada por Katia quando tinha cinco meses de idade. Já são 14 anos de companheirismo e, ao longo desse tempo, elas haviam se separado uma única vez, quando Katia viajou. Segundo ela, Charlote não gostou da separação e, quando retornou, a cadela demonstrou o descontentamento.

A segunda separação ocorreu com a internação na rede pública de saúde. E lá se foram 69 dias de saudade, que chegou ao fim na manhã desta quarta-feira (30).

Para o grande momento aguardado por Katia, a equipe encheu balões e a levou em uma cadeira de rodas para o estacionamento do Hran. Assim que viu a cadela, a emoção tomou conta de todos que estavam próximos. O momento foi registrado em vídeo, veja como foi:

Participaram do reencontro a filha de Katia, Amanda Zansavio, 32 anos, o sobrinho André Zansavio, 35 anos, e a equipe de enfermagem do Hran que cuida diariamente da dona de Charlote. “Por tudo que eu via, pensava: se eu pegar covid, não vou sobreviver. Deus me deu mais uma chance de seguir o meu caminho e continuar aqui, e viva!”, comemorou  paciente.

Katia ainda ficará por mais alguns dias no Hran até se restabelecer e poder voltar para casa. O sentimento de toda família pela equipe que cuida de Katia é de gratidão e de boas energias na luta diária no enfrentamento à covid-19.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA