Nacional
Ouro Preto recebe exposição do 49º Concurso Nacional de Presépios
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) abre, nesta terça-feira (7), a exposição dos participantes do 49º Concurso Nacional de Presépios, na Galeria de Arte Nello Nuno, em Ouro Preto, Minas Gerais.
Além da exposição, um concurso vai buscar estimular e valorizar as expressões artísticas tradicionais, além de contribuir para a preservação da memória das comunidades, o desenvolvimento de artistas, artesãos, e interessados em arte.
A exposição conta com visitação gratuita e vai eleger o vencedor em uma das categorias premiadas. A mostra contará também com votação popular, presencial e online.
“O concurso é belíssimo, é único em sua criatividade, em cada um existe essa diversidade de criação dos artistas e artesãos”, diz a curadora da exposição e artista plástica, Ana Célia Teixeira.
Neste ano, os presépios concorrerão aos seguintes prêmios: primeiro lugar do Prêmio Aquisitivo (R$ 1 mil); segundo Lugar do Prêmio Aquisitivo ( R$ 700) e primeiro lugar do Júri Popular (R$ 1 mil)
Votação
Durante todo o período da exposição, que começa hoje e vai até 6 de janeiro, será colocada próximo ao livro de visitação uma urna lacrada, onde os visitantes poderão depositar as cédulas com seus votos. Os votos online podem ser feitos pelo site da fundação.
O resultado será divulgado ao público no dia 7 de janeiro, por meio do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.
“O Concurso Nacional de Presépios da Faop é uma importante celebração da tradição e da cultura popular. É muito gratificante acompanhar de perto a dedicação de artesãs e artesãos. A nossa expectativa é que a população venha prestigiar as obras e se emocionar conosco”, diz o presidente da Faop, Jefferson da Fonseca, que espera que a população abrace novamente o concurso.
A exposição, com entrada gratuita, estará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h, na Galeria de Arte Nello Nuno, na Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, em Ouro Preto.
* Com informações da Agência Minas
Edição: Graça Adjuto
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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