Distrito Federal

Onze novos estacionamentos para Taguatinga

Publicado

em


Tanto os estacionamentos quanto as calçadas foram construídos com bloquetes de concreto hexagonais | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Desde o ano passado, o Governo do Distrito Federal (GDF) vem investindo em melhorias na infraestrutura urbana em todas as regiões administrativas. Em Taguatinga, foram construídos 11 estacionamentos, com 380 novas vagas para veículos. Na cidade, o investimento em mobilidade também avançou na construção de 7,1 mil m² de calçadas em cinco pontos de grande circulação. A Administração Regional estima um investimento de R$ 250 mil nas obras.

Tanto os estacionamentos quanto as calçadas são feitos na mesma modalidade de construção, utilizando-se bloquetes de concreto pré-moldados em formato hexagonal. Uma equipe da própria administração, formada por um encarregado de obras e sete colaboradores, encarregou-se de construir os 6.023,8 m² de novos estacionamentos e os 1.077,9 m² de novas calçadas. Outras 934 unidades de meios-fios pré-moldados de concreto também foram instalados como parte do acabamento das obras.

Rodrigo Moraes (35): “Toda benfeitoria ajuda. Antigamente, ali, os carros paravam em cima de um canteiro, agora está bem melhor” | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Em Taguatinga Norte, um dos locais agraciados foi a CNF 3, onde um estacionamento com 15 novas vagas, além de um complemento no calçamento, foi finalizado há cerca de dois meses. Dono de uma distribuidora de bebidas que fica de frente para a estrutura, Rodrigo Moraes, 35 anos, elogiou a iniciativa. “Toda benfeitoria ajuda. Antigamente, ali, os carros paravam em cima de um canteiro, agora está bem melhor. Tudo que envolve limpeza e claridade ajuda muito”, afirma o comerciante, que mora no Sudoeste.

Já na QNC 15, próximo ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e ao lado do Hospital Alvorada, o GDF também entregou recentemente outro estacionamento, este com capacidade para 37 vagas, além de reforçar o calçamento da região próxima às duas unidades de saúde, facilitando o deslocamento dos pedestres.

Os estacionamentos, principalmente os próximos aos hospitais, foram grandes conquistas devido ao alto índice de carros que circulam diariamente por aliRenato Andrade, administrador regional de Taguatinga

Dono de um restaurante self-service na área, Murilo César Araújo, 61 anos, conta que a benfeitoria trouxe mais organização para uma área antes tomada por irregularidades de trânsito. “Os carros ficavam alinhados de qualquer forma. Foi de grande valia a construção desse estacionamento, a obra ficou uma maravilha”, afirma o comerciante, que mora em Vicente Pires.

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, destaca a importância das recentes entregas para a população. “É uma cidade muito grande, com quase 250 mil habitantes. Os estacionamentos, principalmente os próximos aos hospitais, foram grandes conquistas devido ao alto índice de carros que circulam diariamente por ali”, ressalta.

O gestor também ressalta outras importantes benfeitorias que o GDF já está implementando na cidade. “Além do Túnel, esperamos dar início a outras três grandes obras a partir de abril: o recapeamento completo do Pistão Sul e da Hélio Prates, além da captação de águas pluviais de Taguatinga, que está esperando o TCDF”.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA