Distrito Federal

Novos equipamentos públicos para Santa Maria

Publicado

em


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, passou a manhã desta quinta-feira (25) em Santa Maria, onde entregou diversas obras concluídas para a comunidade da região. O início da programação foi a inauguração de um novo Papa Entulho, na QR 219; e a reinauguração do Ginásio Poliesportivo da AC01 e da Agência do Trabalhador, na QCE 01.

Durante visita às dependências da recém-reformada Agência do Trabalhador – que no ano passado atendeu 10.483 pessoas e encaminhou mais de 1.800 para vagas de emprego – o governador ressaltou a importância dos equipamentos entregues.

“São muitas obras que estão acontecendo, e isso é muito importante porque vivemos um 2020 de pandemia, entramos neste ano com grandes dificuldades na área da Saúde, por conta da Covid-19, mas o nosso governo não parou em momento nenhum. Por isso temos obras para entregar, benefícios às comunidades, e isso tudo vem sendo feito com muito carinho”, destacou Ibaneis.

Além dos três compromissos na cidade, o governador também visitou o Parque Ecológico de Santa Maria, que receberá equipamentos públicos como parque infantil, quadra poliesportiva e pista de cooper.

A administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão, os secretários de Governo e de Trabalho, José Humberto Pires e Thales Ferreira, o presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, e os deputados distritais Rafael Prudente, Jaqueline Silva e Robério Negreiros, participaram dos eventos.

Descarte de lixo com consciência

O Papa Entulho de Santa Maria é o 11º equipamento do tipo no DF e segue um modelo padrão dos outros dez já operantes | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Com um investimento de pouco mais de R$ 211 mil, oriundos de emenda parlamentar e recursos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Papa Entulho serve para o descarte de até um metro cúbico de entulhos, como móveis velhos, restos de poda e materiais recicláveis.

Com área de 900 metros quadrados, o Papa Entulho de Santa Maria é o 11º equipamento do tipo no DF e segue um modelo padrão dos outros dez já operantes: todos são cercados, com acesso controlado para os quatro contêineres dispostos no local. A meta do SLU é entregar 62 unidades até o fim de 2022.

Mais lazer, com segurança

O ginásio recebeu pintura nova, instalação de equipamentos de acessibilidade, correções dos problemas estruturais, reforma elétrica e hidrossanitária, além da instalação de sistemas de combate a incêndio e pânico e da construção do para-raios Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Localizado na QC 01, próximo à administração regional, o Ginásio Poliesportivo de Santa Maria estava interditado pelo Corpo de Bombeiros desde junho de 2019 devido a falhas estruturais e deficiências na parte elétrica e no sistema de combate a incêndio.

Com a restauração, o ginásio recebeu pintura nova, instalação de equipamentos de acessibilidade, correções dos problemas estruturais, reforma elétrica e hidrossanitária, além da instalação de sistemas de combate a incêndio e pânico e da construção do para-raios.

Nova estrutura para quem procura emprego

A Agência do Trabalhador de Santa Maria, que foi totalmente reformada, atendeu 10.483 pessoas e encaminhou mais de 1.800 para vagas de emprego no ano passado Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A Agência do Trabalhador de Santa Maria foi totalmente reformada, entregando para a população da cidade um espaço com ventilação, salas para cursos e entrevistas, atendimento ao microcrédito e até uma brinquedoteca. Além disso, o espaço conta com acessibilidade no atendimento ao deficiente auditivo, com painel em libras.

As 15 unidades do DF oferecem diariamente vagas do Sistema Nacional de Emprego e fazem o encaminhamento dos candidatos às empresas contratantes, além de oferecer entrada ao Seguro Desemprego, suporte à emissão da nova Carteira de Trabalho Digital, e acesso aos serviços de microcrédito do Programa Prospera e aos programas de qualificação da Secretaria de Trabalho.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA