Distrito Federal

Noites do Guará mais iluminadas e seguras

Publicado

em


Na manhã desta quarta-feira (30), foi iniciada uma nova etapa de substituição das atuais luminárias por lâmpadas LED. Os trabalhos começaram pela Área Especial 02 do Guará II e seguem por todas as demais quadras pares da cidade cumprindo o cronograma de trabalho estipulado por equipes técnicas da Administração Regional do Guará em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB).

As obras foram viabilizadas por meio de emenda parlamentar do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso. O investimento é de R$ 1 milhão. O início desta nova fase de serviços foi acompanhado pela administradora regional Luciane Quintana, pelo presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB) Edison Garcia e pelo deputado Delmasso.

“Acreditamos que a gestão de uma cidade como o Guará só é possível a partir da integração entre os órgãos. A nova iluminação promove mais segurança aos moradores, além de ressaltar a beleza da nossa cidade. Agradecemos ao governador Ibaneis Rocha, ao empenho da CEB e à atenção do deputado Delmasso com as demandas que são importantes para o Guará”, afirmou, a administradora regional, Luciane Quintana.

No Guará, 1.943 luminárias de LED foram colocadas nas quadras ímpares e em parte das pares pelo projeto de eficientização. O cronograma de obras já contemplou a coopervia da Avenida Contorno do Guará II, no Park Sul, QEs 26/28, 28/30, 30, 32/34 e 34/36, 26/24, 13, QE 15, QE 17, QE’s 30, 28, 26, 24, 15 e 13 e mais recentemente, no Polo de Modas, na QE 40, e na QE 19. No início de dezembro de 2019, o Parque Denner também recebeu reforço da iluminação pública.

“Para o ano que vem, a ideia é trocar a iluminação das quadras internas do Guará, Sof Sul e o restante do Guará I. Vamos deixar o Guará 100% iluminado com lâmpadas de led”, adiantou, Delmasso.

A novidade agradou a população que precisa acessar às ruas à noite e que se via insegura com a iluminação antiga.

“Muito importante essa iniciativa do GDF. Com a iluminação do Guará agora em LED, teremos mais segurança para fazer nossos passeios noturnos, caminhadas, esporte, sair como nossos pets. A gente só tem a agradecer”, destacou o morador, Gabriel Cardoso.

*Com informações da Região Administrativa do Guará

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA