Nacional
Museu Light de Energia leva acervo para outros museus de São Paulo
Em comemoração aos dez anos de aniversário do Museu Light de Energia, o Programa Educativo Cultural Light vai levar parte da programação e atividades do espaço para outras áreas culturais da cidade, como o Museu Histórico Nacional e as Bibliotecas Parque.
Os alunos de escolas municipais do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo terão transporte gratuito para visitar esses lugares. A responsável pelo programa Estela Alves conta que alunos e professores terão a oportunidade de conhecer e desvendar os mistérios sobre a energia elétrica de forma lúdica e divertida.
“Especialmente em regiões de vulnerabilidade social, é fundamental estimular novas experiências e saberes culturais. A Light possui um programa consolidado e investe nessa ampliação e na inspiração de parceria com outros espaços muito relevantes das cidades onde atuamos”, disse Estela.
A responsável explica ainda que a ideia do museu itinerante é “provocar reflexões, desmistificar o funcionamento do sistema elétrico, conscientizar sobre a importância de não desperdiçar e cuidar do meio ambiente, falar de fontes alternativas e mudanças nos hábitos de consumo, além de ampliar o acesso à cultura e educação”.
ODS
O passeio tem cerca de duas horas de duração, sendo uma hora dedicada à apresentação do espetáculo teatral Quanta Energia. Na ação do Museu Light com o Museu Histórico Nacional, por exemplo, a narrativa da visita vai ter como foco a parte histórica do desenvolvimento dos serviços públicos, com contribuição dos acervos das duas instituições.
A ação está em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que considera os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), especialmente os ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 17 (parcerias e meios de implementação).
O ODS 11 prevê o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, até 2030, em particular para mulheres, crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, além dos demais grupos em situação de vulnerabilidade.
Já o ODS 17 incentiva e promove parcerias eficazes nos âmbitos público, público-privado, privado e da sociedade civil, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.
Edição: Denise Griesinger
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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