Geral

Mulheres da área rural aprendem a arte de cultivar suculentas

Publicado

em


Na Semana Distrital da Mulher Trabalhadora Rural, o escritório da Emater-DF em São Sebastião aproveitou para realizar uma Oficina de Suculentas e levar informações sobre o cultivo e a comercialização da planta a produtoras rurais do Assentamento 1º de Julho. Com escassez de água para cultivos que demandam irrigação constante, a planta, que tem se tornado queridinha no campo e na cidade, atraiu a atenção das mulheres por ser uma opção de fácil cultivo e que demanda pouco recurso hídrico.

A oficina foi realizada na propriedade da produtora Raimunda Ribeiro, que também vive no assentamento. Acompanhada pela Emater-DF desde 1992, ela já cultivava algumas suculentas, mas ainda não comercializava. Foi em uma das visitas da empresa à produtora, que a gerente do escritório local da empresa na região, Maíra Trindade, acompanhada de outras extensionistas, percebeu a aptidão dela para o cultivo de plantas. Diante do potencial do mercado, resolveram incentivar a produção para comercialização.

“A Raimunda relatou para a gente que já tinha tentado mexer com plantas ornamentais e flores, mas tinha problemas de falta de água”, contou Maíra, que também explicou que a ideia foi impulsionada pela necessidade de incremento de renda para as mulheres da região, diante da dificuldade com outros plantios. De acordo com ela, um segundo módulo da oficina será realizado no próximo mês para transplantar as mudas do berçário e avaliar o resultado da primeira etapa.

Cactos e suculentas são plantas que se adaptam bem em regiões com pouca água e têm boa saída em pontos de comercialização como feiras e mercados | Foto: Emater-DF

O coordenador de Floricultura da Emater-DF, Carlos Morais, ministrou a oficina e ensinou questões como quais materiais usar para fazer substrato, quais substratos podem ser utilizados da própria terra, como fazer berçário de mudas, exigências hídricas para as plantas, quais potes são utilizados, qual o comportamento de mercado e retorno financeiro a comercialização pode gerar, como fazer transplantio de mudas e como cultivar uma matriz. Na prática foi ensinado como cultivar suculentas e cactos.

Empolgada com o aprendizado, Lidia da Silva, 33 anos, mãe de dois filhos, afirmou que vai apostar na planta. “Já comprei vasos para fazer as mudas para vender. Já tenho mais de 15 variedades de suculenta. Estou animada e querendo conseguir ter uma renda vendendo essas plantas.”

Cactos e suculentas são plantas que se adaptam bem em regiões com pouca água e têm boa saída em pontos de comercialização como feiras e mercados. A Emater-DF capacita e orienta os produtores sobre os critérios que envolvem desde a organização da propriedade, aspectos ambientais, práticas conservacionistas, plantio e classificação para venda.

Com quatro filhos, Jéssica Costa, 33 anos, ficou animada com a perspectiva de comercialização. “Eu penso até em montar um viveiro e viver desse cultivo. Eu aprendi muita coisa no curso. Eu ainda não comercializo, mas pretendo entrar nessa produção”, disse. Vander Azevedo, 46 anos, quando soube da oportunidade, logo se candidatou para participar. “Vou fazer um viveiro para produzir suculentas. Além de dar renda, é fácil de plantar e de cuidar”, contou.

* Com informações da Emater-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA