Distrito Federal

Mostra de cartazes abre na terça (15)

Publicado

em


A partir desta terça (15), quem passar pela Estação 106 Sul do Metrô/Cine Brasília poderá apreciar um pouco da história da primeira e maior sala de cinema do Distrito Federal, com a exposição Cartazes Cine Brasília. É possível conferir o material até 15 de fevereiro de 2021. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) com a administração do Metrô-DF.

Com registros históricos de filmes que passaram pela telona da sala de projeção, a mostra abre para visitação no mesmo dia do início do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), que este ano, devido à Covid-19, deixou o cine e migrou para o Canal Brasil e para o streaming Canais Globo.

Acervo cultural

“Os cartazes das edições anteriores do Festival de Brasília são um tesouro que a secretaria tem em mãos”, comemora o titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues. “Disponibilizar isso ao público é valorizar a memória viva do maior e mais importante festival de cinema do país.”

Com o registro imagético de diversos festivais, mostras, além de filmes brasilienses, nacionais e internacionais exibidos na telona de um dos cinemas mais tradicionais do país em atividade, a exposição reúne 44 pôsteres ao todo, divididos em quatro categorias temáticas: Produções Brasilienses (como Amor ao Quadrado, de René Sampaio, e Fuga sem Destino, de Afonso Brazza), Sucessos da Crítica Nacional (Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans), Sucessos da Crítica Internacional (Acossado, de Jean-Luc Godard) e Festivais e Mostras de Cinema (com cartazes do FBCB e outros eventos do Cine Brasília).

“É uma ação para preservar a história audiovisual que já passou pelo Cine Brasília e uma política de preservação e construção de memória artística e cultural”, resume o gerente e programador do Cine Brasília, Rodrigo Torres, que assina a curadoria da exposição. “Também é um convite à população que não frequentava o cinema para enxergar o espaço com um olhar mais próximo”.

Exposição Cartazes Cine Brasília

  • Abertura: terça (15). Visitação: até 15 de fevereiro de 2021, na Estação 106 Sul do Metrô.
  • Horário: mesmo período de funcionamento do metrô – de segunda a sábado, das 5h30 às 23h30; domingos e feriados, das 7h às 19h. Acesso gratuito.

* Com informações da Secec

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA