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Minas é destaque em Índice de Educação a Distância, segundo estudo da FGV

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Minas Gerais é o segundo melhor entre estados e ocupa a terceira posição entre unidades federativas do Brasil no Índice de Educação a Distância, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Regime de Estudo não Presencial desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), alcançou nota 5,83 – enquanto a média nacional ficou em 2,38. O levantamento levou em conta as ferramentas implementadas durante o período da pandemia de covid-19 nos 26 estados e no Distrito Federal.

Maior cobertura e agilidade na implementação do ensino remoto estão entre os destaques para o resultado de MG. Segundo a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, o Estado agiu no momento certo, desenvolvendo ferramentas em tempo recorde que permitiram aos alunos não perder o contato com o ambiente de estudos, mesmo que de forma remota.

“Entendemos que o resultado expressa o trabalho integrado de muitos: técnicos, gestores e professores. Desenvolvemos diversas estratégias com a consciência da diversidade do nosso estado e do cuidado de tratar cada estudante considerando sua condição específica”, afirma a secretária. Conforme Julia Sant’Anna, as estratégias seguem sendo aprimoradas para deixar as ferramentas ainda mais eficientes e com qualidade, para garantir o melhor aproveitamento no processo de ensino e aprendizagem.

Metodologia

O índice considerou quatro componentes para determinar as notas: 

1) os meios de transmissão, que levam em conta canais utilizados para oferecer aulas a distância, vídeos ou conteúdo educacional aos estudantes, como rádio, televisão ou internet; 

2) as formas de acesso disponibilizadas para alunos e professores às aulas e aos conteúdos, como celulares, tablets, apostilas ou quaisquer meios de subsídio à internet; 

3) a supervisão dos alunos, que verifica a responsabilidade de garantir a frequência dos estudantes nas aulas, além do monitoramento das atividades propostas; 

4) a cobertura, que são os níveis educacionais cobertos, como infantil, fundamental e médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), no caso das capitais.

Resultados

A análise dos dados mostra que, enquanto Minas já oferecia aulas transmitidas pela TV em maio, essa realidade era percebida em apenas 40% dos estados. Outro ponto diz respeito à distribuição de materiais e ao subsídio para acesso à internet. A realidade da navegação patrocinada, propiciada pelo Governo de Minas, só foi verificada em 10% das unidades federativas.

Além disso, os alunos da rede estadual de Minas tinham acesso ao Plano de Estudos Tutorados (PET), com apostilas com conteúdo por ano de ensino e de acordo com o currículo referência. Apenas 50% dos estados ofereceram iniciativas semelhantes. 

As ferramentas do Regime de Estudo não Presencial foram disponibilizadas a todos os municípios mineiros e o uso foi facultativo. Levantamento realizado pela SEE/MG junto às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) mostrou que mais de 70% das cidades utilizaram os Planos de Estudos Tutorados em suas redes de ensino.

Regime de Estudo não Presencial

Para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, o Estado desenvolveu o Regime de Estudo não Presencial. Os estudantes puderam contar com três principais ferramentas para acesso aos conteúdos escolares: o Plano de Estudo Tutorado (PET), o programa Se Liga na Educação e o Aplicativo Conexão Escola, com navegação para alunos e professores custeada pelo Governo de Minas.

O PET, principal instrumento estruturante das atividades remotas, foi disponibilizado pela SEE/MG por meio virtual ou impresso. A apostila foi entregue fisicamente para aqueles estudantes que não têm acesso à internet, por meio de parcerias. Além disso, o Estado realizou busca ativa para fazer com que quase 30 mil alunos voltassem a participar ativamente das atividades escolares remotas.  

Números 

No programa Se Liga na Educação, transmitido na Rede Minas, foram exibidas 1.850 aulas, em 616,6 horas no ar. Já o Tira-Dúvidas – momento em que os alunos puderam enviar perguntas para serem respondidas ao vivo, alcançou 199,85 horas de exibição até 29/1/2021.

Para auxiliar estudantes, pais e/ou responsáveis e professores a terem acesso mais ágil às informações e aos materiais trabalhados durante o Regime de Estudo não Presencial, o Estado criou o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. O portal chegou a registrar mais de 40 milhões de acessos desde maio de 2020, quando o ensino remoto foi implementado na rede pública estadual de ensino.

Outra ferramenta importante foi o aplicativo Conexão Escola, que reúne materiais de estudo e videoaulas do Se Liga na Educação, além de permitir a interação segura entre estudante e educador por meio de chat. Mais de 800 mil usuários ativos, entre professores e alunos, utilizaram a plataforma. Para o ano letivo de 2021, a ferramenta foi atualizada e trará ainda mais benefícios e facilidade de interação.

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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