Distrito Federal

Mente sã: práticas alternativas em prol da saúde

Publicado

em


Exercícios são praticados de forma segura, mantendo as medidas de prevenção ao coronavírus | Foto: Divulgação/JBB

Boa notícia para quem gosta de aproveitar a natureza e praticar artes marciais ao ar livre: o Jardim Botânico de Brasília (JBB) oferece aulas de tai chi chuan e jin shin jyutsu gratuitamente. Sob a coordenação do professor Edivaldo Ximenes, a prática está disponível aos sábados, às 10h, no Espaço Oficina da Natureza. É obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social.

“Artes chinesas realizadas em áreas verdes trazem muitos benefícios para o corpo e para a mente”, destaca a diretora executiva do JBB, Aline De Pieri. “Oferecer tai chi chuan e jin shin jyutsu aos frequentadores do JBB é uma conquista de todos.”

O professor Edivaldo Ximenes explica que as artes proporcionam a movimentação da energia do corpo e estimulam a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade, proporcionando saúde e bem-estar. “Trabalhamos a energia interna com o relaxamento da mente e do corpo”, detalha.

Sobre as práticas

O tai chi chuan é uma arte marcial chinesa – tai chi significa a fusão dos polos yin e yang, energia suprema; chuan equivale a agilidade, flexibilidade. São movimentos que, realizados lentamente e em silêncio, estimulam tanto a parte física quanto a mental. A prática contribui para o aumento da flexibilidade e da força muscular. No dia a dia, os exercícios ajudam a pessoa a resolver problemas sem muito desgaste.

O jin shin jyutsu, por sua vez, é a arte de liberação das tensões que ocasionam vários distúrbios. Sua prática atua no alívio de dores, desconfortos e disfunções físicas, sobrecargas emocionais e falta de clareza mental. Por meio dos exercícios, explica o professor, é possível despertar consciência, confiança e entusiasmo para encarar o fluxo da vida, composto por constantes processos de transformação.

Veja os horários de visitação ao JBB e preços dos ingressos.

* Com informações do JBB

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA