Minas Gerais

Mapeamento produtivo e ambiental beneficia produtores rurais

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O uso da tecnologia vem trazendo grandes ganhos de eficiência nos mais diversos setores e, no meio rural, também não é diferente. No município de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, as informações sobre as propriedades rurais e seus donos, produção agropecuária, recursos naturais e muitos outros dados importantes estão agora facilmente disponíveis via computador.

Tudo isso é resultado do projeto Gestor Rural, iniciado pelo extensionista Manoel Simões de Barros, em 2017, e que atualmente está em processo de expansão.
 


Emater-MG / Divulgação

Ação

Manoel Barros trabalhava no município vizinho, Ipatinga. Ao ser transferido, em 2017, desconhecia as características fundiárias e de produção rural de Coronel Fabriciano. O extensionista iniciou, então, um trabalho de reconhecimento de campo, com apoio da prefeitura.

“A ideia nasceu da necessidade de obter de forma mais rápida e eficiente dados sobre o uso do solo, produção agrícola e pecuária e outras informações do município. Assim, tanto eu como a administração municipal teríamos um levantamento para subsidiar informações internas da empresa, além de atender a administração local na elaboração de projetos e políticas públicas direcionadas para os produtores do município”, explica o técnico.

O primeiro passo dado por Manoel Barros foi usar a base de dados georreferenciados existente no escritório local da Emater-MG, que continha dados como os limites do município, sua malha hídrica e viária rural, o que permitiu trabalhar com o software Google Earth. Ao processar as informações, o extensionista percebeu que as ferramentas tecnológicas e as informações livres contidas na base do Cadastro Ambiental Rural (CAR) poderiam agregar e qualificar ainda mais o trabalho, definindo as divisas de um grande número de propriedades rurais do município.

O passo seguinte foi a organização das informações coletadas em um só banco de dados, acrescendo-se ao mesmo, dados primários coletados a campo e secundários, contendo as características socioculturais das famílias. Manoel continuou a incrementar o banco de dados com mapas, levantamento de trilha e marcação de pontos, além de tirar nas visitas técnicas fotografias georreferenciadas, nas quais podem ser inseridas dados, como o nome do produtor, dados como tipo de cultura, área e/ou número de plantas, dentre outras.

Em 2019, a prefeitura disponibilizou um estagiário para auxiliar na tabulação dos dados e um auxiliar de campo para ajudar no levantamento de campo. Com isso, foi possível embasar diversas demandas da Emater como os lançamentos do sistema Safra Agrícola e do mapa de produção do município. Já no âmbito externo municipal, o desafio era conhecer as famílias com seus anseios e particularidades para elaborar um plano de trabalho sustentável para Coronel Fabriciano.

No mesmo ano, também foi concluído um trabalho de diagnóstico ambiental de quase 150 imóveis rurais para o projeto Rio Vivo, contratado com os Comitês de Bacia do Rio Piracicaba e do Rio Doce. Assim foi disponibilizado para o setor de meio ambiente da prefeitura uma coletânea física e digital dos levantamentos de campo de todas as propriedades cadastradas e arquivos que também foram inseridos na base de dados.

Em menos de dois anos de trabalho, foi feito um mapeamento produtivo, ambiental e econômico de 80% da zona rural do município. Graças ao levantamento dá para se ter uma visualização rápida e ampla de uma enorme gama de informações.

“O banco de dados possibilita uma tomada rápida de decisões com mais precisão. Como exemplo citamos a cultura do eucalipto, que após os levantamentos de campo e de escritório, teve correção de área de cerca de 800 hectares para mais de 4.000 hectares plantados. Outros produtos também tiveram alterações nos lançamentos e se encontram sempre em ajuste”, explica Manoel.

Regularização fundiária

O secretário de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Fabriciano, Homero Quinete, diz que o projeto Gestor Rural viabilizou várias políticas públicas da prefeitura.

“Por meio do Gestor Rural, foi possível implementarmos com maior agilidade o programa da bovinocultura leiteira, que envolveu a melhoria da qualidade genética do plantel e da qualidade do leite. Também usamos os dados para construir e planejar vários projetos e ações no campo como a ampliação de culturas, além de projetos para emenda parlamentar. Conseguimos, por exemplo, uma patrulha rural. E tem ainda a regularização fundiária da área rural do município que vai ser feita e beneficiar muito os produtores”, observa o secretário.

O extensionista da Emater diz que o projeto Gestor Rural tem proporcionado informações substanciais para embasar relatórios, elaborar propostas e projetos, além de consultas diversas como de estudantes do município. “Mas não se trata de um projeto com prazo definido, ele deve ser alimentado periodicamente para que se mantenha sempre atualizado. A gente pretende, no futuro, criar um aplicativo para que essa entrada e tabulação dos dados incorpore também as áreas georreferenciadas, levantadas a campo. A ideia do projeto deve permanecer sim e ser amplamente melhorada”, afirma Manoel.

Devido aos bons resultados apresentados, o projeto Gestor Rural foi o vencedor do prêmio “MelhorInovação”, pela Unidade Regional da Emater-MG de Ipatinga. O concurso contempla as melhores iniciativas dos extensionistas da empresa no ano. O trabalho também tem despertado o interesse de outras prefeituras da região, que estão buscando informações para fazer a implementação de programas semelhantes em seus municípios.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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