Distrito Federal

Manutenção em 16 km de estradas de terra no Paranoá

Publicado

em


Além de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores, o objetivo da ação é criar um ambiente mais favorável para escoamento das chuvas, sem erosões| Foto: GDF Presente

Mais de seis mil moradores de áreas rurais do Paranoá estão sendo beneficiados com uma parceria entre o GDF Presente e a administração regional da cidade. As equipes do Polo Leste e do órgão estão fazendo o patrolamento e nivelamento de 16 quilômetros de estradas do Núcleo Rural Sobradinho dos Melos. A ação beneficia tanto quem vive na região quanto em comunidades próximas.

“Os veículos atolavam com frequência e caiam em vários buracos espalhados pelas vias. Agora a estrada está ótima. Acredito que da maneira que estão fazendo não teremos mais problemas quando chover forte”João Batista da Silva, 55 anos, agente de saneamento ambiental

A administração do Paranoá havia dado início a obra, recuperando 6 quilômetros de vias. Desde que o trabalho integrado começou, mais 2 quilômetros foram melhorados. A previsão é de que mais 8 quilômetros sejam patrolados esta semana. Além de melhorar a mobilidade dos moradores, principalmente daqueles com deficiência ou dificuldade de locomoção, o objetivo é criar um ambiente mais favorável para escoamento das chuvas, sem erosões.

João Batista da Silva, 55 anos, mora há 8 anos na região. Ele lembra que quando chove a lama toma conta das estradas. “Os veículos atolavam com frequência e caiam em vários buracos espalhados pelas vias. Agora, a estrada está ótima. Acredito que da maneira que estão fazendo não teremos mais problemas quando chover forte”, comemora o agente de saneamento ambiental.

O GDF Presente levou maquinário pesado para o trabalho: patrol, esteira, pá carregadeira e van | Foto: GDF Presente

Obra

Cerca de onze operários realizam os serviços com a ajuda de maquinário pesado: patrol, esteira, pá carregadeira e van. “Também estamos recuperando erosões espalhadas pelo Núcleo Rural Sobradinho dos Melos, além de fazer o recolhimento de lixo e inservíveis”, reforça o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Leandro Cardoso.

O administrador do Paranoá, Sérgio Damasceno, ressalta que o trabalho integrado entre o órgão e o GDF Presente era esperado há mais de 10 anos pela comunidade. “Estamos construindo manilhas para que haja o escoamento seguro da água da chuva. As estradas estavam comprometendo a segurança dos pedestres e motoristas. Também é uma via para o transporte escolar, então é muito importante que esteja em boas condições”, comenta.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA