Distrito Federal

Mais de oitocentas abordagens no fim de semana

Publicado

em


Realizada em Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente, São Sebastião, Gama e Planaltina, a operação Quinto Mandamento resultou na abordagem de mais de 800 pessoas e fiscalização de quase 400 veículos no fim de semana passado. O foco da ação integrada, que ocorre semanalmente sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), é a redução dos crimes contra a vida.

A operação reúne as forças de segurança – polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – além de outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).  Duzentos e catorze servidores participaram da ação.

Duzentos e catorze servidores participaram da ação, que incluiu as forças de segurança do DF | Foto: Divulgação/SSP

“Nosso objetivo é coibir os crimes contra a vida, como homicídios e latrocínios, mas a presença policial e o trabalho semanal realizado sempre, de sexta a domingo nas regiões administrativas, contribui diretamente para redução de crimes contra o patrimônio e o combate ao tráfico de drogas e o porte ilegal de armas, por exemplo. Temos ainda a fiscalização de carros, autuação de condutores alcoolizados e a interdição de estabelecimentos comerciais irregulares”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

“Nosso objetivo é manter a redução de crimes conquistada nos dois últimos anos e obter resultados cada vez mais positivos”Delegado Milton Neves, secretário executivo de Segurança Pública

De acordo com o titular da pasta, a ação é complementar à atuação de cada órgão. “Essa operação ocorre independentemente do trabalho diário de cada um dos participantes, ou seja, é uma ação complementar às ações rotineiras”, completa.

A Quinto Mandamento é realizada a partir da análise das ocorrências criminais que aponta os locais, dias e horários com maior incidência criminal. “Nosso objetivo é manter a redução de crimes conquistada nos dois últimos anos e obter resultados cada vez mais positivos”, avalia o secretário Executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves.

Durante as abordagens, realizadas de forma conjunta entre a PMDF e a PCDF, foram consultados antecedentes criminais de 813 pessoas. Juntos, os policiais consultaram também  283 veículos. A PMDF empregou os militares dos dois batalhões da cidade (8º e 10º), Rotam, Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Batalhão de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV).

O Detran-DF montou barreiras nas cidades e consultou a situação de 83 veículos, com apoio do DER/DF. Dois veículos foram removidos ao depósito. Foram aplicadas ainda 83 notificações. Seis pessoas estavam sem habilitação.

Bombeiros militares fizeram orientações a 43 estabelecimentos comerciais sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como saídas de emergência.

Fiscalização

O DF Legal vistoriou 75 estabelecimentos nas seis regiões fiscalizadas. Foram aplicadas duas multas por aglomeração e seis estabelecimentos comerciais foram interditados.

“Verificamos desde documentação de autorização de funcionamento aos protocolos sanitários estabelecidos para coibir a disseminação da covid-19 e aglomerações. Esta é uma ação que contribui de forma muito positiva com a redução da criminalidade, que é o foco desta operação coordenada pela SSP/DF”, explica o subsecretário de Atividades Econômicas da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA