Política

LOA em Planaltina

Publicado

em


A Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO) do Poder Legislativo de Goiás promove nesta terça-feira, 23, a sétima e última rodada de audiências públicas nos municípios goianos, desta vez na cidade de Planaltina. O município faz para da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), a 260 km da Capital.

O intuito do encontro é ouvir e debater propostas e demandas dos vários segmentos da sociedade para o melhoramento do texto da propositura nº 7673/21, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2022. 

A reunião será conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), junto com o relator da matéria na Casa de Leis, deputado Wagner Camargo Neto (Pros), como ocorreu nos outros municípios, além do gerente de Elaboração Orçamentária da Secretaria de Estado da Economia, Pedro Henrique Nogueira, que irá discorrer sobre a proposta orçamentária e apresentar os pontos de destaque da matéria. 

A reunião é uma oportunidade para que o Parlamento estadual possa conhecer as reais necessidades do município, no que tange à destinação mais apropriada dos recursos dotados no orçamento estadual. 

O prazo para confecção do relatório e publicação das emendas ocorrerá entre os dias 3 e 7 de dezembro. Já o documento final será entregue pelo relator no dia 8 de dezembro, o qual, em seguida, será discutido e votado no colegiado.

Encontros municipais

As reuniões nas diversas regiões do estado, têm sido enriquecidas pela participação maciça de prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade organizada das localidades, além de populares, que apresentam as necessidades, levando em consideração as diferenças de cada região de Goiás.  

Durante as audiências, os parlamentares estaduais buscam uma maior aproximação entre o Parlamento estadual e a sociedade. Os encontros, que tiveram início em Goiânia, são uma oportunidade de debate democrático e transparente quanto à aplicação dos recursos do Estado. 

A segunda audiência pública teve lugar na Câmara Municipal de São Miguel do Araguaia, no Noroeste goiano, a 475 km de Goiânia. Dentre os diversos temas abordados, mereceram destaque a necessidade de ampliar o orçamento da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atualmente previsto para R$ 302.488 milhões, e a importância de investir em infraestrutura na região.

No dia 12, a equipe da Comissão de Finanças foi recepcionada na Câmara de Itapuranga, situada no Vale do São Patrício, a 164 km de Goiânia, para a terceira audiência pública. Na ocasião, mais uma vez a manutenção, fortalecimento e expansão da UEG mereceu destaque, além da instalação de uma unidade regional do Corpo de Bombeiro naquele município, e pavimentação asfáltica de rodovias estaduais entre Goiás, Itapuranga, Morro Agudo, Diolândia e São Patrício.

A quarta audiência pública foi sediada na Câmara Municipal de Quirinópolis, no Sul do estado, no dia 17. Na oportunidade, políticos locais e público presente apresentaram sugestões e demandas  do município e região, principalmente, referentes à área de Saúde.

No Sudoeste do estado, a Câmara Municipal de Rio Verde, município situado a 232km de Goiânia, abrigou o quinto encontro, no dia 18. As principais demandas trataram da continuidade de obras de infraestrutura e do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).

Já no município de Doverlândia, a 399 km de Goiânia, o sexto encontro na Câmara Municipal aconteceu no último dia 19. Os participantes solicitaram obras de infraestrutura, com destaque para a substituição de pontes e a construção do anel viário. 

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA