Distrito Federal

Investimento em LED reflete na 1ª Avenida de Samambaia

Publicado

em


Quem passa pela 1ª Avenida Sul de Samambaia deve ter notado que a via está mais clara. Detalhes dos 9 km da rua que corta a cidade são possíveis de serem enxergados com mais nitidez. As 2.202 lâmpadas convencionais foram trocadas pelas de LED. O que também significa: mais iluminação e menos gastos. Condutores de veículos, ciclistas e pedestres ganham ainda mais segurança.

Com iluminação mais próxima da luz solar, as lâmpadas de LED também garantem mais segurança para o tráfego nas vias da cidade durante a noite | Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

As novas lâmpadas de LED são mais modernas e econômicas. São também equipamentos mais potentes. Elas produzem uma luz branca, mais próxima à solar, o que aumenta a visibilidade das vias durante a noite. A Companhia Energética de Brasília (CEB) calcula uma economia média de até 40% na conta de energia.

A 1ª Avenida Sul é uma das principais ruas de Samambaia. A avenida passa por importantes logradouros do centro urbano, como a Administração, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), feira livre e o Centro Olímpico.

“O investimento chegou em boa hora, a cidade inteira saiu ganhando. Reflete nos mais diversos setores, como segurança e economia, além da qualidade de vida da comunidade local”Gustavo Aires, administrador de Samambaia

“Não foi somente a 1ª Avenida que recebeu a nova iluminação. Nas áreas comerciais adjacentes, onde estão estacionamentos, também foram feitas a troca de lâmpadas”, explica Renata Letícia, chefe da assessoria de planejamento da Administração de Samambaia.

A substituição das lâmpadas convencionais pelas luminárias de LED em Samambaia faz parte do projeto de Eficientização da Iluminação Pública, da CEB. O projeto prevê 2.282 luminárias de LED ao todo. O valor total do serviço é de aproximadamente R$ 2,58 milhões.

“O investimento chegou em boa hora, a cidade inteira saiu ganhando. Reflete nos mais diversos setores, como segurança e economia, além da qualidade de vida da comunidade local”, disse o administrador de Samambaia, Gustavo Aires.

“A iluminação pública da cidade era antiga e precisava de investimentos. Com a iluminação de LED nas principais vias, a visibilidade vai melhorar na região e a população irá sentir um impacto muito positivo”Edison Garcia, presidente da CEB

Ação é ampla

Deixar as ruas e avenidas de Samambaia mais iluminadas e seguras é um esforço que envolve as secretarias de Economia e de Infraestrutura e Serviços Públicos, CEB e a administração local. A ação é ampla e prevê a troca das lâmpadas convencionais nas principais avenidas da cidade.

Foram definidas como prioridade as avenidas de maior circulação de pessoas, com paradas de ônibus mais movimentadas e com grande fluxo de comércio.

Além da 1ª Avenida Sul, o serviço já foi executado nos 2,5 km, no lado das quadras pares, da 1ª Avenida Norte e na Avenida Noroeste, que tem 1,5 km de extensão. Na segunda etapa, a substituição das lâmpadas será realizada na 2ª Avenida Sul e Norte, quadras pares e ímpares, totalizando 20 km.

O projeto prevê 2.282 luminárias de LED, ao todo. Desse total, 2.202 luminárias de LED têm 280W, 33 luminárias são de 160W e 47 luminárias têm 120W.

O presidente da CEB, Edison Garcia, enfatiza o compromisso da empresa de melhorar a iluminação pública de todo o Distrito Federal, atuando com os projetos de eficientização, como esse realizado em Samambaia. “A iluminação pública da cidade era antiga e precisava de investimentos. Com a iluminação de LED nas principais vias, a visibilidade vai melhorar na região e a população irá sentir um impacto muito positivo”, disse Garcia.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA