Política

História e cultura de Goiás: Lissauer acerta parceria com Instituto Histórico e Geográfico para a preservação de memórias

Publicado

em


Conduzindo sua gestão de forma republicana e estabelecendo parcerias voltadas para o desenvolvimento do estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSB), formalizou, na manhã desta quinta-feira, 26, o Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e o Poder Legislativo. O convênio, que tem como objetivo principal a atuação conjunta, visando o resgate do patrimônio histórico e da memória goiana, foi assinado pelo chefe do Parlamento goiano e pelo presidente do IHGG, Jales Mendonça, na sede da instituição, em Goiânia.
 
Ressaltando a importância da parceria, o presidente da Alego destacou que o acordo estabelecido entre a Casa de Leis e o IHGG contribuirá significativamente para a valorização da história e da construção do estado de Goiás. “Com essa parceria concretizada, hoje, a Assembleia Legislativa passa a contribuir ainda mais para o reconhecimento da história política, administrativa e econômica de Goiás. Sem dúvida, um passo muito importante que estamos dando juntos e que vai gerar bons resultados para a preservação das memórias e das tradições do nosso querido estado”, pontuou Lissauer.

O presidente do Instituto, Jales Mendonça, também enalteceu a iniciativa que, segundo ele, representa um grande “valor simbólico” para a entidade. “Essa parceria tem um grande valor simbólico para o IHGG e para o nosso projeto de resgate do patrimônio histórico cultural goiano. A Assembleia Legislativa tem muito a contribuir conosco, principalmente no quesito da produção de material audiovisual, documentários e vídeos sobre a nossa história. Além de comemorações importantes que teremos, como a celebração dos 300 anos da chegada dos Bandeirantes em Goiás, no ano que vem”, salientou. 

Também prestigiaram a solenidade de assinatura a vice-presidente do IHGG e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), a escritora Elizabeth Caldeira; juiz de Direito, Abílio Wolney Aires; superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Nilson Jaime; e o escritor e tesoureiro do IHGG, Pedro Nolasco de Araújo. 

Instituto Histórico e Geográfico de Goiás

Fundado em 7 de outubro de 1932, na então capital do estado, a Cidade de Goiás, durante o Governo de Pedro Ludovico Teixeira, o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) é uma instituição científica e que reúne documentos históricos, livros raros, periódicos, medalhas, fotografias, fitas de vídeo e obras de arte que contam a história de Goiás. Entre os materiais do acervo, estão a primeira Constituição do Estado, datada de 1891, e uma carta da Princesa Isabel a seu pai, Dom Pedro II.

São fundadores do IHGG os seguintes: José Honorato da Silva e Souza, Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, Colemar Natal e Silva, Agnelo Arlington Fleury Curado, Alfredo de Faria Castro, Luiz Ramos de Oliveira Couto, Dario Délio Cardoso, Albertino de Godói, Aleide Celso Ramos Jubé, Vasco de Sousa, Gustavo Gonzaga e Augusto da Paixão Fleury Curado.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA