Distrito Federal

HCB tem excelência dos serviços reconhecida nacionalmente

Publicado

em


Dos 331 hospitais certificados pela ONA, 166 possuem o nível mais alto da certificação – deles, apenas 26 são hospitais públicos. O HCB, agora, integra esse grupo | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu o selo “Acreditado com Excelência”, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), nesta quinta-feira (17). O novo nível de acreditação é resultado do processo de avaliação realizado em novembro. É um reconhecimento das instituições de saúde que atingem padrões elevados de segurança, qualidade e gestão integrada, além de considerar que a cultura organizacional busca a melhora contínua.

A conquista do terceiro nível de acreditação foi anunciada em cerimônia com a presença do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, da gerente do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), Tatiana Lourenço, do superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, e do diretor-presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão.

Para Okumoto, as melhorias vindas do HCB são admiráveis. “Cada vez mais vocês surpreendem a todos nós com mais uma vitória, mais um Selo de Qualidade, demonstrando que, por mais excelência que se tenha no trabalho, nós podemos fazer um pouquinho mais e melhorar a cada dia”, disse o secretário.

Dos 331 hospitais certificados pela ONA, 166 possuem o nível mais alto da certificação – deles, apenas 26 são hospitais públicos. O HCB agora integra esse grupo, sendo o primeiro Acreditado com Excelência da rede pública do Distrito Federal. No Brasil, além do HCB, outros dois hospitais públicos pediátricos possuem esse nível: um em São Paulo e outro no Pará.

Cada vez mais vocês surpreendem a todos nós com mais uma vitória, mais um Selo de Qualidade, demonstrando que, por mais excelência que se tenha no trabalho, nós podemos fazer um pouquinho mais e melhorar a cada diaOsnei Okumoto, secretário de Saúde do DF

A gerente do Ibes (credenciado pela ONA para realizar as visitas de avaliação) parabenizou a equipe do HCB pela conquista. “Com o respeito pela saúde pública, pela criança, vocês nos deixam, em toda avaliação, com um brilho e lágrimas nos olhos, pela excelência no atendimento. Na última avaliação, vocês mostraram o quanto se reinventaram, mesmo em época de pandemia, mostrando segurança – que é o nível 1; gestão – que é o nível 2 – e, com certeza, gestão integrada”, afirmou Lourenço, ao anunciar o resultado da avaliação.

O superintendente executivo do hospital explicou que o resultado da Acreditação é um reflexo do trabalho que toda a equipe do HCB realiza diariamente e destacou o compromisso do Hospital com o Serviço Único de Saúde (SUS). “Todo cidadão brasileiro tem direito a uma saúde digna, de qualidade: é isso que o Hospital da Criança de Brasília oferece e é isso que essa certificação vem, de fora, dizer que estamos no caminho certo”, disse Rehem.

Segundo o diretor-presidente do Icipe, Newton Alarcão, a acreditação “coroa a história do Hospital”. Relembrando a história de mobilização que levou à construção do HCB, ele destacou a importância da população do DF para o resultado da avaliação. “Muitas pessoas, antes, ajudaram a construir essa história e esse é um momento de homenageá-las”, ressalta Alarcão afirmando que “o HCB sempre se apoiou em ombros de gigantes da comunidade”.

Todo cidadão brasileiro tem direito a uma saúde digna, de qualidade: é isso que o Hospital da Criança de Brasília oferece e é isso que essa certificação vem, de fora, dizer que estamos no caminho certoRenilson Rehem, superintendente executivo do Hospital da Criança

Além da Acreditação nível 3 da ONA, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar recebeu o reconhecimento de outras instituições em 2020. O HCB recebeu o prêmio “Latin American Quality Awards 2020” – e pela excelente gestão de negócios, comprometimento com o modelo de excelência Lean e desenvolvimento abrangente comprometidos em alcançar o futuro que queremos para o ano de 2030 – e o Certificado de Qualidade do Ambiente de Trabalho, conferido pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

O certificado reconhece o esforço da gestão em promover um ambiente profissional harmonioso e agradável e se mostra alinhado a resultados percebidos pela própria Instituição: em pesquisa de clima organizacional realizada em 2020 com os funcionários, foi alcançado o índice de satisfação de 79,6; a pesquisa também apontou que 92,9% dos funcionários sentem orgulho de trabalhar no HCB.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA