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Grande SP registra menor temperatura mínima para setembro em 30 anos

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As cidades da região metropolitana de São Paulo, o que inclui a capital paulista, têm registrado o seu mês de setembro com a temperatura mínima mais baixa dos últimos 30 anos. A informação é da Defesa Civil estadual.

Segundo o órgão, a média da temperatura para um mês de setembro costuma ser estimada em 14,4º Celsius (C) , mas neste ano, faltando ainda 11 dias para o mês terminar, a média tem sido de 13,3º C, ou seja, 1,1º C menor.

As temperaturas mais baixas estão associadas à passagem de frentes frias sobre a região, acompanhadas por uma massa de ar frio. “Tudo isso por conta de não haver formação de tantos bloqueios atmosféricos que impeçam o avanço de sistemas meteorológicos pelo território paulista. Além disso, após a passagem destes sistemas, há a mudança na direção dos ventos, que começam a predominar do quadrante sul, trazendo uma maior queda de temperaturas e uma sensação de frio mais intensa”, informou a Defesa Civil.

“A sensação de frio que temos sentido neste mês de setembro de fato está se confirmando nos modelos meteorológicos disponíveis. As pessoas estão percebendo um mês mais frio, mas de fato está mais frio”, disse por meio de nota o coronel PM Henguel Ricardo, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.

A Defesa Civil estadual alerta que, com esse tempo mais frio, as pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos e pessoas em situação de rua precisam receber mais atenção e se manter agasalhadas. Caso se depare com uma pessoa em situação de rua em dificuldades e passando frio, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.

Próximos dias

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil mantém o estado de atenção para baixas temperaturas em toda a capital paulista desde o dia 10 de setembro.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE), os últimos dias de inverno, que se encerra na próxima quinta-feira (22), serão marcados por tempo instável e chuvoso no estado de São Paulo. Amanhã (20), os termômetros podem chegar a 26o C, mas à tarde e à noite estão previstas pancadas de chuva com risco de formação de alagamentos. Na quarta-feira (21), a chuva continua e a mínima chega a 15º C, com máxima não superando os 22º C.

Edição: Bruna Saniele

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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