Cidades

Gracinha Caiado comanda Mutirão em Luziânia

Publicado

em

No comando de mais uma grande ação do Goiás Social, a primeira-dama e coordenadora geral do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) de Goiás, Gracinha Caiado, abriu, neste sábado (28), a sexta edição do Mutirão Governo de Goiás no Jardim Ingá, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Esta é a primeira vez que o evento, que oferece uma série de atendimentos, como emissão de documentos, entrega de escrituras, realização de exames e consultas médicas, oferta de vagas de emprego e capacitação, chega à região.

“É uma alegria enorme estar aqui em Luziânia hoje, participando desse evento tão bonito. O governador Ronaldo Caiado determinou que a mão do governo chegue a todos os cantos do nosso Estado. E assim estamos fazendo, vindo aqui trazer tantos serviços e benefícios ao Jardim Ingá, onde há tanta gente que precisa”, comentou Gracinha. A primeira-dama também falou sobre o sucesso das ações que já ocorreram na Região Metropolitana de Goiânia e adiantou que o Goiás Social é muito mais do que um programa ou projeto, é “um grande movimento de garantia de direitos”, que vai continuar chegar a mais e mais cidades.

“Nossa equipe é dedicada, trabalhadora e está aqui com uma missão: ajudar a quem mais precisa. O governador Caiado diz e eu repito sempre: não deixaremos ninguém para trás”, completou, ao lado de Diego Sorgatto, prefeito de Luziânia e parceiro das ações do Governo durante a sexta edição do mutirão.

No evento, que será realizado durante todo o fim de semana há, ainda, a entrega de benefícios sociais como os cartões dos programas Mães de Goiás e Aluguel Social, serviços do Vapt Vupt, além da oferta de oficinas, apresentações culturais e distribuição de donativos, como cadeiras de rodas e fraldas descartáveis, pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

A estrutura chama a atenção dos moradores, que logo cedo foram até o local buscar atendimento. Solange de Sousa Anacleto, 25 anos, disse que, quando soube da ação, avisou logo as vizinhas. “Eu disse: gente, o Caiado vai trazer benefícios aqui pro Ingá, não podemos perder não. Vamos chegar cedinho, assim conseguimos ser atendidas logo. Isso é bom demais, né? Saber que temos um governo que se preocupa com a gente e que anda tantos quilômetros para nos atender aqui, quase na porta de casa”, contou, sorrindo.

Ao recepcionar Gracinha Caiado, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, fez questão de destacar o trabalho do governo junto aos moradores da cidade. “Hoje todo o Governo do Estado de Goiás está com as atenções voltadas para o Distrito do Jardim Ingá. Isso é motivo de gratidão para todos nós, especialmente sabendo que somos o primeiro município, depois da Região Metropolitana, a receber o mutirão. Isso mostra o cuidado desse governo com todos os goianos”, afirmou.

De acordo com o coordenador do mutirão, Paulo Ortegal, levar a ação à cidade é um compromisso do governador Ronaldo Caiado. “Esta é uma reivindicação antiga do prefeito e da população, que pediram ao governador que levasse o Mutirão ao Entorno. Vamos atender aos anseios dessas pessoas, que precisam sentir a presença do poder público.”

Realizado na Avenida Lucena Roriz, o Mutirão Governo de Goiás em Luziânia realizará 70 mil atendimentos ao longo de todo este final de semana (28 e 29).

Dia “D” de Vacinação

Ainda durante o evento no Jardim Ingá, em Luziânia, Gracinha Caiado, o prefeito Diego Sorgatto e o secretário de Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, realizaram a abertura do segundo Dia “D” de Vacinação contra influenza e sarampo, que ocorrerá simultaneamente nos 246 municípios goianos. O objetivo da ação é melhorar os índices de cobertura vacinal das duas doenças, que ainda estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para garantir o sucesso da vacinação, 1.860 trabalhadores de saúde estarão envolvidos.

“O governador Ronaldo Caiado luta todos os dias para garantir à população saúde de qualidade e a vacinação é uma parte fundamental, em especial para nossas crianças. As vacinas são eficazes, são seguras e salvam vidas. Não acreditem em fake news, em conversa de WhatsApp. Nosso governador é médico e sua maior missão sempre foi salvar vidas”, conclamou a primeira-dama.

Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha nacional de vacinação contra influenza e sarampo começou dia 4 de abril e segue até o dia 3 de junho. Com relação à influenza, 169.815 pessoas receberam a dose de imunização em Goiás até o final do mês passado. A vacinação contra sarampo contabilizou 46.077 pessoas vacinadas. Mesmo assim, o índice de cobertura vacinal está longe da meta de 95%.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, atribui a ocorrência dos novos casos de sarampo à diminuição gradativa da cobertura vacinal contra a doença. Ela relata que o Brasil recebeu o Certificado de País Livre do Sarampo em 2016. No entanto, desde 2015, os índices de vacinação têm diminuído. “A meta da atual campanha é vacinar 425 mil crianças de 6 meses a 5 anos, mas durante toda campanha nacional, Goiás ainda não passou de 24,16% de vacinados. Da meta de imunizar 196 mil trabalhadores de saúde, até o momento, apenas 69.459 mil se vacinaram”, explica.

Fonte: Gabinete de Políticas Sociais (GPS) – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA