Distrito Federal

Governo qualifica 4 mil jovens para disputar o mercado

Publicado

em


Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Solenidade de entrega dos diplomas do programa Partiu Futuro ocorreu nesta terça-feira (23), no Palácio do Buriti | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Após dois anos de uma busca incansável por emprego, Júlia Andrade Nunes, 25 anos, formada em Direito, resolveu mudar de ares. Por meio de um curso de qualificação profissional, oferecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), voltou aos estudos e conseguiu o título de assistente administrativo. Depois, veio a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

A história de Júlia é inspiração para mais de 4 mil jovens, de 15 a 29 anos, que participaram do programa Partiu Futuro e se formaram em sete cursos de qualificação profissional, oferecidos pela Secretaria de Trabalho. Na manhã desta terça-feira (23), no Palácio do Buriti, solenidade simbólica reuniu alguns deles para a entrega do certificado de conclusão do curso.

“São quatro mil jovens que se tornam protagonistas das suas próprias vidas, com oportunidade de mudar a vida, ainda, de quatro mil famílias. Isso é muito gratificante”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. O projeto, que teve início em sua pasta, contou, no último período de inscrição, com mais de 12 mil interessados. “Governo não gera renda, não gera dinheiro. O que gera renda para a nossa cidade é o trabalho, a mão de obra qualificada”, frisou Mayara.

10,6 mil pessoasfizeram a inscrição nos 13 tipos de cursos diferentes oferecidos pelo Partiu Futuro. Desses, 4.247 já estão formados

Dos 10,6 mil inscritos nos 13 tipos de cursos diferentes oferecidos pelo Partiu Futuro, 4.247 já estão formados. Sessenta deles, já foram encaminhados para o mercado de trabalho, assim como Júlia. Vinte já estão com contratos assinados, trabalhando. “Encontrar pessoas capacitadas é muito importante para uma empresa. Evitamos perda de tempo para ensinar o serviço, perda de dinheiro com contratações incertas e ainda ganhamos com pessoas que chegam com ideias novas para a empresa. É muito valoroso”, explica o empresário Ricardo Ribas, dono de uma autoescola com mais de 30 anos no mercado de Brasília, e contratante da Júlia.

Para o secretário de Trabalho, Thales Mendes, a falta de profissionais qualificados é, muitas vezes, o maior motivo para o desemprego na capital. “Muitas vezes não conseguimos preencher as vagas que estão disponíveis”, destacou. Ele ressaltou que a qualificação profissional é o caminho para a recolocação das pessoas no mercado de trabalho.

Os cursos tiveram início em novembro de 2020 e carga horária de 200 horas. Ao final do curso todas as 101 turmas realizaram uma apresentação dos trabalhos de conclusão

Os cursos tiveram início em novembro de 2020 e carga horária de 200 horas. Ao final do curso todas as 101 turmas realizaram uma apresentação dos trabalhos de conclusão. “Achei maravilhoso. O curso me proporcionou conhecimento não apenas teórico, mas, também, prático e hoje me sinto muito preparada para encarar meu novo desafio”, contou Júlia, já como contratada da autoescola logo após receber seu certificado.

O vice-governador Paco Britto, que presidiu a solenidade de entrega dos diplomas, lembrou que, mesmo durante a pandemia, o GDF não parou e que, além da preocupação com a saúde do cidadão, se mostrou atento às necessidades da capital em relação à economia e desenvolvimento. “O governador Ibaneis Rocha tem sabido conduzir a cidade e a equipe do governo da melhor forma neste momento e isso mostra o cuidado que ele tem com a população do DF”, disse.

Cursos ofertados:

  • Aplicativos Móveis para Android
  • Assistente Administrativo
  • Atendente de Consultório Médico e Dentário
  • Auxiliar de Contabilidade
  • Maquiagem e Designer de Sobrancelha
  • Mecânica de Automóveis
  • Web Designer
  • Unidades:
  • Asa Norte
  • Asa Sul
  • Gama
  • Sobradinho
  • Taguatinga

Benefícios:

  • Material didático (duas camisetas, caderno, caneta, apostila de módulo geral e especifico), passe estudantil e lanche, além disso é disponibilizado todo o material prático, como: laboratório com computadores e notebooks, maquiagens, ferramentas para aula de mecânica e carro.
  • Foram realizados aos sábados workshops com temas referentes ao atual formato do mercado de trabalho.
  • Aulas interativas, dinâmicas e visitas técnicas.
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA