Geral

Governo do Tocantins entrega licença de operação para Centro Genético de Tilápia que vai gerar investimento de R$ 28 milhões

Publicado

em

Com uma cadeia produtiva da piscicultura em estruturação, o Tocantins também passa a ser referência mundial em reprodução e melhoramento genético da tilápia. Essa meta anunciada nesta sexta-feira, 21, tem como base a inauguração do Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia da GenoMar Genetics. Na solenidade, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou ao CEO da empresa, Alejandro Alvarez, a licença de operação do empreendimento que conta com investimento de R$ 28 milhões para a construção do centro em Monte do Carmo.

Para o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a chegada do empreendimento mostra o potencial do Estado com uma localização estratégica pronta para o crescimento da piscicultura, o que gera renda, emprego e oferece espaço para a industrialização. “A chegada da GeoMar vai abrir portas para o Estado se tornar referência mundial na criação de tilápia e se tornar exportador. É uma grande alegria essa empresa ter escolhido o Tocantins, uma empresa de números globais, com a maior vertente da genética. Além de produzir essa importante proteína para o mundo, nós iremos gerar muitos empregos e, inclusive, evoluir o cardápio turístico. Queremos crescer em exportação e também no crescimento social, também na questão industrial. Queremos ser um Governo que facilite e gere empregos. Somos o Estado mais novo e estamos recebendo uma tecnologia de ponta e mundial”, destacou o Governador.

Centro de Reprodução e Melhoramento Genético

O novo centro construído no Tocantins irá fornecer genética para todo o País, deixando de ser importador e passando a ser exportador de genética, contribuindo para a segurança alimentar de forma sustentável e responsável. Essa genética poderá garantir a geração de bilhões de alevinos de tilápia nas empresas parceiras de distribuição. O empreendimento conta com uma estrutura moderna, inovadora e rigorosa sobre os aspectos sanitários e de biosseguridade.

Instalado em uma área própria e total de 242 hectares, o Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia tem tanques e laboratórios, com capacidade de atender a demanda do Brasil e da América Latina. O empreendimento, até o momento, gerou 50 empregos diretos, além dos indiretos por meio dos parceiros.

Conforme o CEO Alejandro Alvarez, a escolha do Tocantins para a construção do centro de genética não foi por acaso, e, sim por contar com clima ideal para a tilápia, que permite a reprodução durante o ano o todo; excelente qualidade de água; região livre de doenças e patógenos; e localização perfeita para distribuição pelo país. “O Tocantins foi escolhido pelo apoio do Estado e dos municípios durante todo o ciclo do projeto. Além disso, foram considerados as condições climáticas para a criação, o grande potencial de mercado, as fontes de água, segurança e qualidade de vida, além da capacidade para atrair talentos”, afirmou Alejandro Alvarez.

Inovação, tecnologia e retorno

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, está sendo estabelecido no Tocantins o que há de melhor no mundo em genética de peixe, especialmente a tilápia que hoje já é uma commodity. “O Tocantins saiu na vanguarda da produção, se tornando um território de desenvolvimento. Vai ser bom para o mercado com esse processo acelerado de criação. A tecnologia empregada nesse produto possibilita o melhoramento da produção de tilápia e vai alcançar o mercado lá fora. O olhar do mundo vai se direcionar ao Tocantins. O Estado tem sido muito receptivo a esse tipo de cultura de inovação na piscicultura, uma vez que se produz peixe em água de qualidade. O Tocantins oferece hoje uma condição de muita segurança sobre o aspecto ambiental, e também, especialmente na sua legislação tributária, que leva à competitividade”, enfatizou o secretário.

Para a gestora da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, a inauguração do Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia tornará realidade um potencial existente no Tocantins para a piscicultura. “Há 30 anos, esperamos que isso aconteça. Nesse Estado, o que estava sendo sonhado, está acontecendo. Esse centro será um divisor de águas, sairemos do chamado potencial que o Estado tem para a realidade das grandes produções. Estamos todos mobilizados para gerar emprego e renda, contribuindo para o crescimento do nosso mercado”, destacou.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme lembrou que o processo de instalação do empreendimento seguiu todas as legislações e se torna importante, inclusive, para a demanda gerada em um período como o da Piracema, quando a pesca em rios e lagos se tornou proibida. “São seguidas todas as legislações ambientais na questão da adequação do local e da forma de implantação do empreendimento. Analisamos todo o processo e estamos agora entregando a licença de operação como uma forma de garantir que a empresa tenha um retorno sobre o investimento e venha gerar oportunidades por meio de empregos diretos e indiretos”, relatou Renato Jayme.

O presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros, afirmou que, a partir de agora, o Tocantins se tornará a capital mundial da Tilápia. “Esse é um trabalho construído com a participação de todos. Neste momento, falo que o futuro chegou”, afirmou.

Capacidade de Produção

O Tocantins possui uma cadeia produtiva da piscicultura em estruturação. São mais de um mil produtores distribuídos em 117 municípios em uma área estimada de 2.775 hectares de lâmina d’água. A cadeia de produção de alevinos do Estado é estruturada com 13 empresas produtoras de alevinos e formas jovens de espécies nativas e tilápia, distribuídas, principalmente, na região centro-sul e sudoeste. Além disso, são dois frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) em funcionamento junto com outras duas plantas frigoríficas com SIE (Serviço Estadual de Inspeção). A única fábrica de ração para peixes do Estado fica localizada na região de Tocantinópolis e comercializa seu produto internamente e em mais 12 estados brasileiros.

Os dados da Peixe BR, com auxílio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), apontam que, de 2020 para 2021, a produção teve um acréscimo de 9,76%, saindo de 14.804 para 16.250 toneladas. A produção de peixes nativos teve um crescimento de 8,66% no período, saindo de 14.724 para 16.000 toneladas e a produção de tilápias saindo de 80 para 250 toneladas, representando um acréscimo de 212, 5% na produção da espécie. Essa evolução produtiva se deve às políticas públicas adotadas pelo Estado do Tocantins e a segurança jurídica trazida aos produtores por meio de leis ambientais regulatórias à atividade (Coema 88/2018) e isenções fiscais de ICMS (Lei n° 3516/2019).

GenoMar Genetics

Com base na Noruega, além de países da América, a empresa GenoMar integra o EW GROUP, maior empresa mundial na área de genética, líder no mercado na produção de frangos, ovos, perus, salmão e truta. A GenoMar tem o programa genético de tilápia mais antigo do mundo e distribui essa genética a todos os continentes produtores de tilápia. Atualmente, 100% dos animais trabalhados na empresa são genotipados e selecionados com base em valores geneticamente importantes.

Estiveram presentes na inauguração representantes da empresa GenoMar, o diretor de Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maurício Pessoa; o coordenador de Animais Aquáticos do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Bruno Leite; da gestão estadual, além do prefeito de Monte do Carmo, Arquivardes Avelino Ribeiro, de empresários da piscicultura e deputados.

Governador Wanderlei Barbosa enfatiza que chegada da GeoMar abre portas para consolidar o Tocantins como referência mundial na piscicultura – Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins

Presidente do Instituto Natureza (Naturatins), Renato Jayme, enfatizou que o processo de instalação da GenoMar cumpre todas as legislações – Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins

Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, ressaltou o potencial da piscicultura tocantinense – Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, o empreendimento estabelece o que há de melhor em genética de peixe – Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins

CEO da GenoMar Genetics, Alejandro Alvarez, afirmou o Tocantins conta com clima ideal e excelente qualidade de água para o empreendimento – Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins

Presidente da Associação Brasileira dos Piscicultores (Peixe BR), Francisco Medeiros, afirmou que, a partir de agora, o Tocantins se tornará a capital mundial da Tilápia – Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA