Minas Gerais

Governo disponibiliza 3 mil vagas em cursos de qualificação para mulheres

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Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lança a campanha “Minas pela Igualdade de Gênero”, que conta com uma série de atividades, como oferta de 3 mil vagas em curso de capacitação, publicação dos cadernos de “Oportunidades de Qualificação, Geração de Renda e Desenvolvimento de Liderança” e “Referências Técnicas para Centros de Atendimento Especializado às Mulheres dos Municípios”. 

Também fazem parte da programação transmissões ao vivo e o seminário virtual, “Encontro Estadual dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência”, além da realização da 1ª Carreata pela Vida das Mulheres que acontece em Belo Horizonte e em vários municípios no interior do estado.

A partir desta segunda-feira (8/3), a Escola de Formação em Direitos Humanos, da Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese, dá início às inscrições no Curso de Formação em Direitos das Mulheres, que está disponibilizando 3 mil vagas. As pessoas interessadas têm até 23/3 para garantir a oportunidade no endereço serdh.mg.gov.br/inscricao. A qualificação terá início em 26/3.

Já está disponível também no portal SER-DH, o Caderno de “Referências Técnicas para Atuação Profissional nos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência” e o “Catálogo de Oportunidades de Qualificação, Geração de Renda e Desenvolvimento de Liderança para Mulheres”, que reúne projetos e oportunidades de forma a contribuir para o enfrentamento das desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

Artigos e carreata

O portal SER-DH disponibiliza, ainda, artigos com temas relacionados às mulheres, além de um quiz com perguntas como a possível aplicabilidade da Lei Maria da Penha às mulheres trans e a diferença entre violência moral e psicológica.

Organizado pela Assembleia Legislativa, em parceria com mais 51 entidades incluindo a Sedese, o evento “Sempre Vivas: a luta das mulheres em tempos de pandemia”, tem como tema neste ano o impacto da pandemia de covid-19 na luta das mulheres. A programação será virtual e contará, ainda, com o lançamento de um edital de fotografia e veiculação de vídeos e podcasts.

Ainda nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres da Sedese, junto com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, participará da 1ª Carreata pela Vida das Mulheres, que sairá da Rua Guajajaras, 1.707, em Belo Horizonte, às 9h30 desta segunda-feira (8/3). Também acontecerão carreatas nos municípios da Região Metropolitana e em cidades no interior do estado, com o auxílio das Diretorias Regionais da Sedese.

Além disso, está disponível no canal do Youtube da Sedese, o vídeo “Um panorama das mulheres nas políticas públicas de esporte”, que apresenta as mulheres que atuam na política de esportes da Sedese.

Clique aqui para conferir a programação completa.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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