Minas Gerais

Governo de Minas e Educação comemoram os resultados da parceria com a FDG em reunião com investidores

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Os bons resultados obtidos no aprendizado dos alunos da rede pública estadual de Minas foram comemorados pelo governador Romeu Zema e pela secretária de Educação, Julia Sant’Anna, em reunião com investidores e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). No encontro, nesta quarta-feira (10/2), o bom desempenho obtido pelo estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na última avaliação foi apresentado aos empresários com a perspectiva de ampliação da melhoria e dos investimentos. 

Romeu Zema destacou que mesmo em um cenário hostil à capacidade de investimento, devido à falta de recursos, o estado tem conseguido evoluir em diversas áreas. Zema ressaltou que as parcerias realizadas com entidades e instituições têm contribuído na reorganização e melhoria da gestão dos serviços públicos. Avanços significativos, por exemplo, foram alcançados na educação estadual.

“O Ideb, depois de ficar anos recuando ou estagnado, no nosso primeiro ano de governo (avaliação realizada em 2019), batemos recordes nos números do ensino médio. Contamos com a colaboração para que este projeto tão importante seja ampliado. O que nós avançamos na educação é só o primeiro passo, muitos outros virão. Sabemos da relevância da educação para o nosso futuro”, comemorou.

Resultados

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em setembro do ano passado, mostraram os bons resultados de Minas Gerais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados são do ano-base 2019.

Em 2017, Minas Gerais registrou um Ideb nos anos finais do ensino fundamental de 4,4. Este número vinha em queda desde a edição de 2013 do Ideb. Já em 2019, Minas Gerais avançou no índice alcançando 4,6 no Ideb daquele ano nesta etapa da educação básica. Nas escolas participantes da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), projeto desenvolvido em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), esse aumento foi ainda mais expressivo, alcançando uma média de 4,92 no Ideb 2019.

Também foi desenvolvida a Avaliação Diagnóstica, feita considerando o conteúdo do Plano de Estudo Tutorado (PET), principal ferramenta e instrumento estruturante do Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido desde maio de 2020 na rede pública estadual de ensino em razão da suspensão das atividades escolares presenciais.

A partir dos resultados na Avaliação Diagnóstica, cada estudante teve acesso a um Plano Individual de Estudos que indicou os PETs e, quando foi preciso, as aulas do Se Liga na Educação relativas às habilidades das questões não acertadas, permitindo sua revisão pelos estudantes.

Entre os estudantes de escolas com atuação da GIDE, a avaliação diagnóstica demonstrou que a média dos acertos dos estudantes de 1ª a 5ª série dos anos iniciais do ensino fundamental foi de 8 em 10. Do 6ª ao 9ª ano a média de acertos foi de 24 em 37.

De acordo com a secretária de Educação de Minas, Julia Sant’Anna, as escolas que foram beneficiadas com a GIDE tiveram resultados expressivos no Ideb e os alunos se destacaram na aprendizagem dos alunos. Ainda segundo Julia, os expressivos números verificados quando se compara gestão nas escolas que receberam a GIDE demonstram que a iniciativa deve ser abraçada.

“Como é interessante ver como esses números se expressam no olhar apaixonado de cada dessas escolas e desses diretores pela metodologia. O resultado a gente comemora, mas já tínhamos a certeza de que é um projeto lindo e que a gente gostaria de seguir”, afirmou.

Parceria

O presidente executivo da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), professor José Martins Godoy, afirmou que a experiência da fundação já vinha sendo aplicada em outros estados, com excelentes resultados, e que trazer o modelo para Minas foi um momento oportuno, resultando na melhoria dos indicadores e na educação como um todo.

“Nesse encontro com a participação dos empresários eles podem ajudar. O projeto conseguiu uma dinâmica muito própria, uma conexão muito significativa e de fato não pode parar”, afirmou.

Ele destacou ainda a importância do projeto em um ano atípico, de aulas remotas em razão da pandemia de covid-19 e como foi importante todas as ferramentas desenvolvidas para auxiliar neste momento. “Enfatizo que Minas Gerais foi o estado que mais utilizou e utiliza esse ferramental, ajudando a viabilizar o ensino remoto. Enquanto várias redes nada fizeram, ou fizeram muito pouco, Minas Gerais venceu o desafio do ensino remoto”, disse. 

Na mesma linha, a diretora técnica dos Projetos Educacionais da FDG, professora Maria Helena Godoy, destacou com o encontro de hoje joga luz no futuro da parceria, pois, ajuda a garantir sua continuidade. “Além de mostrar nossos resultados em parceria com o estado, estamos aqui angariando novos parceiros, para que o projeto continue. Realmente, um dia a ser comemorado, pois nos dá a perspectiva de continuidade em favor dos mineirinhos”.

No ano letivo de 2020, a Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) foi expandida para todas as escolas estaduais mineiras que ofertam, exclusivamente, o ensino fundamental e foi totalmente adaptada ao modelo de ensino remoto. A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, em 2020, para mais 774 escolas estaduais. Já no ano letivo de 2021 serão atendidas 1.025 escolas estaduais, em 375 municípios, beneficiando mais de 300 mil alunos e mais de 45 mil profissionais de educação.

Participaram do encontro representantes das empresas: ACMinas, Alcoa, Anglo American, Anglo Gold Ashanti, Grupo BMG, Grupo Pardini, MRV Engenharia, MRV Instituto, Orguel, Pif Paf, Projeto Ingo, RKM Engenharia, SADA Transportes, Supermercado Super Nosso, Supermercados BH, Usiminas e Vivo.

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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