Minas Gerais

Governo de Minas avança em transformação digital em 2020

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Em um ano em que a transformação digital foi ainda mais necessária para o bom funcionamento do serviço público, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) intensificou ações que já vinham sendo adotadas antes mesmo da pandemia de covid-19 e apostou na inovação e na digitalização dos serviços prestados. As medidas facilitaram o acesso dos cidadãos e garantiram ao Governo de Minas o primeiro lugar no ranking nacional de oferta de serviços digitais.

Esse foi um acordo firmado por meio do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que tem, entre os objetivos, tornar Minas Gerais um Estado simples, eficiente, transparente e inovador. Uma das formas de mensurar as mudanças é pelo índice de transformação digital. Se em 2018 o índice era 45%, agora ele já chega a 66,96% das etapas dos serviços digitalizadas, resultado do programa Minas Atende.

“As ações desenvolvidas utilizam a tecnologia para a transformação dos serviços públicos com foco nos cidadãos. Temos como premissas a utilização de soluções digitais, práticas inovadoras e o estabelecimento de parcerias com várias organizações. Assim, oferecemos uma melhor experiência para os usuários dos serviços públicos”, afirma o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara.

MG app

O MG app – aplicativo oficial do Governo de Minas – incorporou novas funcionalidades e conta, atualmente, com mais de 70 serviços cadastrados. O aplicativo foi aprimorado a partir de pesquisas conduzidas pelo Laboratório de Inovação do Estado (LAB.mg) e recebeu a melhor avaliação dos usuários entre aplicativos de serviços de governos estaduais, segundo levantamento do Grupo de Transformação Digital dos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV).

O app possui cerca de 300 mil usuários ativos por mês e mais de 1 milhão de downloads já foram realizados. Uma versão do aplicativo foi lançada em 2020 especificamente para atividades empresariais, o MG app Empresas.

A Seplag foi responsável, também, pela disponibilização de novas formas de atendimento aos cidadãos, como o lançamento da UAI Virtual, que realiza serviços por videochamada diretamente da Unidade de Atendimento Integrado da Praça Sete. A unidade implantou, ainda, terminais de autoatendimento que permitem ao cidadão pagar na própria unidade, com cartão de débito, a taxa estadual de emissão de segunda via de carteira de identidade. O serviço está sendo ampliado para as demais UAIs do Estado.

Inclusão

Rodrigo Diniz comenta que, no próximo ano, o desafio é ampliar o nível de digitalização das etapas dos serviços públicos e levar inclusão aos cidadãos que não têm acesso fácil às novas tecnologias. No início deste ano, o Governo de Minas atingiu a meta de levar sinal de telefonia móvel a 707 distritos mineiros por meio do Minas Comunica II. Finalizado em janeiro, o programa atendeu a uma população superior a 1 milhão de pessoas.

Seguindo a mesma linha, o Alô, Minas! deve contemplar aproximadamente 300 distritos e localidades a partir de 2021 e, assim, beneficiar mais de 200 mil mineiros. Além de dar conforto e segurança, ele ajuda a fomentar negócios, a promover o desenvolvimento nas regiões e a possibilitar acesso facilitado aos serviços do Governo.

“Temos a perspectiva de inserir novos serviços digitais no Portal MG e no MG app, assim como disponibilizar os serviços públicos em novas unidades de atendimento, como o UAI Compartilha, em uma parceria com municípios mineiros”, diz.

Inovação

Para alavancar a realização de projetos inovadores no Estado, foi lançado, em 2020, o Laboratório de Inovação do Governo de Minas – LAB.mg, pela Subsecretaria de Gestão Estratégica da Seplag e da Fundação João Pinheiro (FJP). O LAB.mg é responsável pela simplificação de processos de trabalho e entregas de qualidade, tendo como foco a experiência do usuário, para aprimorar as políticas públicas e a prestação de serviços aos cidadãos.

De acordo com a subsecretária de Gestão Estratégica, Beatriz de Oliveira Góes, foram mais de 12 projetos concluídos em 2020, relacionados à transformação de serviços, à melhoria da experiência do usuário e à cocriação de soluções para desafios públicos.

Entre as ações estão os testes de usabilidade no MG app, como nos serviços de “BO Digital” e “Disponibilidade de Medicamentos” e redesenho de serviços oferecidos pelo IMA. “As atividades desenvolvidas por meio do LAB.mg para disseminar a cultura da inovação e da modernização do Estado contaram com 1.238 participações de servidores”, explica a subsecretária.

Segundo Beatriz Góes, apesar da pandemia, o ano foi produtivo. “Nossa equipe se capacitou para oferecer novos tipos de projetos e conseguimos atingir públicos que não atingiríamos de forma presencial, fortalecendo bastante nossa atuação”. Para 2021, a subsecretária projeta o lançamento de um e-book sobre a aplicação de pesquisas de experiência do usuário no setor público.

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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