Saúde

Governo de Goiás convoca população para o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação, neste sábado

Publicado

em

Mais de 970 salas de imunização do estado estarão abertas ao longo do dia para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), convoca a população para o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação 2023, que ocorre neste sábado (07/10). Ao longo do dia, entre 8h e 17h, mais de 970 salas de imunização no estado estarão abertas para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos com os imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunização (PNI). Ao todo, são 17 vacinas disponíveis, que protegem contra mais de 30 doenças. Em Goiás, o público-alvo é de 1.517.677 de crianças e adolescentes.

“Como são muitas vacinas, com doses diferentes, em períodos diferentes, a orientação é que esse pai leve a criança ou adolescente ao posto de vacinação. Lá vai ser verificado se precisa ou não, se tem alguma vacina atrasada, para poder atualizar”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, que ainda lembrou a importância da imunização para garantir que doenças como a poliomielite (paralisia infantil), já erradicada no Brasil, não tenha risco de retornar. Hoje, a cobertura vacinal para esse imunizante é de apenas 73%, abaixo da meta do Ministério da Saúde de 95%.

A abertura do Dia D contará com a presença do Zé Gotinha, símbolo nacional da imunização, bem como da equipe técnica da SES, a partir de 8h30, no Centro Municipal de Vacinação (CMV) da capital, no Setor Pedro Ludovico. A Campanha de Multivacinação, que começou no último dia 30 de setembro, segue até 14 de outubro. “A gente espera, no final dessa campanha, alcançar a cobertura vacinal necessária para cada uma dessas vacinas. Carteira de vacinação atualizada significa crianças e adolescentes protegidos”, reforçou a superintendente da SES.

O Estado tem realizado uma série de ações para tentar reverter as baixas coberturas vacinais. No final do último mês o governador Ronaldo Caiado lançou na capital o Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais. Batizado de “Vacina Mais, Goiás”, que estabelece uma série de estratégias voltadas para a melhoria dos índices de imunização no estado. A iniciativa está em sintonia com o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, projeto iniciado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ao qual o Governo de Goiás também aderiu.

Outras ações
Além do Dia D, a Secretaria de Estado da Saúde irá realizar, neste domingo (08/10), uma ação no Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, entre 8h e 17h, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. No local, além do Zé Gotinha, estará disponível a van da vacinação, com as vacinas que constam na Campanha de Multivacinação. O objetivo é auxiliar os pais e responsáveis que não possam levar os filhos para se imunizarem durante a semana ou no sábado.

Já na segunda-feira (09/10), a SES recebe, em Goiás, a visita do diretor do Programa Nacional de Imunização, Éder Gatti. A comitiva do PNI irá visitar a Unidade de Saúde da Família (USF) Riviera, no Jardim Brasil, na capital, às 11h. Na ocasião, será apresentado à imprensa um balanço parcial da Campanha Estadual de Multivacinação 2023. Mais tarde, às 14h30, o diretor do PNI irá conhecer a Rede de Frio Estadual com a equipe da Vigilância em Saúde e da Gerência de Imunização da SES e às 16h, a comitiva visita o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais no Hospital Estadual da Mulher (Hemu).

A pasta também fechou parceria com os clubes goianos para a realização de ações durante as próximas partidas de futebol com incentivo à vacinação. A iniciativa, que contará com o apoio do Zé Gotinha, começou nesta sexta-feira (06/10), no jogo entre Atlético Goianiense e Ituano, pelo Campeonato Brasileiro Série B e será retomada neste sábado, às 16h, na partida entre Goiás e Bahia, no estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) pela 26ª rodada do Brasileirão Série A. A ação ocorre também na próxima quarta-feira (11/10), no jogo entre Vila Nova e Botafogo-SP, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), no Setor Leste Universitário, pela série B do Brasileirão.

Foto: SES / Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Saúde

Saúde estadual alerta: vacinas evitam internações e mortes

Publicados

em

Secretaria de Saúde relata aumento de internações e mortes por dengue e influenza, principalmente entre idosos e crianças

Doenças como dengue e influenza em Goiás têm provocado aumento de diagnósticos e internações, com mais mortes. Desde o início do ano, já foram registrados mais de 150 óbitos por dengue. Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) resultou em 179 óbitos, principalmente entre crianças menores de 2 anos (16 mortes), e idosos com 60 anos. Dentre as principais causas, pode estar a baixa cobertura vacinal para dengue e Influenza.

A grande preocupação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), no momento, é com a alteração da sazonalidade da dengue e doenças respiratórias, como a influenza, com as mudanças climáticas, que já começam neste mês. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, o histórico de Srag mostra aumento de casos neste período, quando começam as inversões térmicas. “É nesta época que começam a circular os vírus respiratórios, de forma mais intensa”, explica.

Flúvia Amorim chama a atenção, principalmente, para os extremos das faixas etárias, que são crianças e idosos, as principais vítimas de doenças respiratórias. “Para essas pessoas, o quadro pode ser muito grave. Por isso, não deixem de se vacinar”, orienta. “Se você faz parte de algum dos grupos prioritários, procure rapidamente o posto de vacinação”, continua Flúvia, para lembrar que, embora haja vacina disponível contra a influenza em todos os postos de vacinação dos 246 municípios, apenas 20,82% do público-alvo (grupos prioritários) buscaram o imunizante. Já em relação a Covid-19, a cobertura vacinal está em 20,82%. “A vacina demora dez dias para fazer efeito. Então, quanto mais rápido se vacinar, mais rápido a pessoa estará protegida”, avisa.

A Superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES, Amanda Limongi, também reforça a importância da vacinação. “É o meio mais eficaz de prevenir internações, tanto de dengue quanto de Síndromes Respiratórias Agudas Graves”, afirma, ao confirmar que o “encontro” de casos de dengue e doenças respiratórias tem demandado mais internações em Goiás.

Ela faz um apelo também à população dos municípios que ainda dispõem de vacinas contra a dengue. “Dos 246 municípios goianos, 155 ‘zeraram’ seus estoques, mas ainda faltam 10 mil doses a serem aplicadas”, explica. A superintendente se refere ao restante das 158,5 mil doses recebidas do Ministério da Saúde e que vão vencer em 30 de abril, mesmo com a ampliação da idade para pessoas de 4 a 59 anos. Essa ampliação vale apenas para esses lotes do imunizante. Para a próxima, já está definido o retorno das idades de 10 a 14 anos, para o público-alvo.

Fotos: Iron Braz / Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA