Minas Gerais

Governo chama startups para novo desafio de mercado

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A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), por meio do Hub MG e em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lança mais um desafio no ciclo especial de inovação aberta voltado para o agronegócio, o Hub MG Agro. A iniciativa apoia cooperativas, produtores e empresários de setores tradicionais para se manterem competitivos, inovadores, aumentando, assim, a eficiência de seus negócios.

Nessa primeira leva, três empresas do ramo do café apresentam provocações em busca de soluções tecnológicas. “Dessa vez, a busca por soluções está muito voltada para o ambiente on-line. Neste período de pandemia, não poderia ser diferente. A experiência da venda on-line tomou conta de todo o mercado, mudando a experiência de compra de clientes e fornecedores”, explica Thales Luan, diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Sede.

O quarto desafio do programa, lançado nesta sexta-feira (23/4), busca soluções para melhorar a experiência virtual dos alunos em aulas práticas em cursos de agronegócio. Podem ser inscrever startups que forem capazes de aumentar o engajamento e interação dos alunos com as disciplinas, ampliar o conhecimento técnico nas práticas ministradas e melhorar a experiência deles no ambiente virtual.

Compra e venda

O primeiro desafio, relacionado à compra e venda, busca soluções para melhorar a experiência do cliente, otimizando o processo remoto de uma das maiores cooperativas da região Sudeste do país. As startups inscritas devem apresentar propostas para aumentar a rentabilidade do produtor, gerar vendas on-line, diminuir a necessidade do cooperado estar presente na loja e melhorar a experiência do cliente, aumentando a satisfação e diminuindo o tempo gasto no processo de compra e venda.

On-line

A empresa busca soluções tecnológicas capazes de aumentar suas vendas diretas ao consumidor e aumentar o tráfego de seus principais canais de atendimento. As startups inscritas devem apresentar soluções para diminuir a dependência B2B em atacado, equilibrando com as vendas B2C; alavancar relacionamento com o consumidor final, melhorando a conversão de vendas; Aumentar o tráfego do marketplace da empresa; e a relação receita x investimento ideal seria seis vezes ou mais.

O programa

O Ciclo Hub de Inovação Aberta é uma ação em que uma empresa busca soluções inovadoras para reduzir custos ou aumentar receita. A partir disso, soluções tecnológicas de diferentes países são prospectadas, analisadas e ranqueadas. As seis melhores soluções são apresentadas ao proponente do desafio para que ele possa decidir quais são as que tem maior potencial de gerar os resultados esperados.

O Hub MG já apoiou mais de 50 empresas e cooperativas a se conectarem com 250 startups e outras soluções tecnológicas e em ação junto com a Seapa, o Hub MG Agtech. Para mais informações: [email protected]

Conheça os desafios na íntegra: http://bit.ly/DesafiosHubMG

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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