Distrito Federal

Governador Ibaneis recebe a primeira dose da vacina contra covid-19

Publicado

em


Quatro meses após o Distrito Federal iniciar a vacinação contra o coronavírus (covid-19), chegou a vez de o governador Ibaneis Rocha ser imunizado. O chefe do Executivo recebeu a primeira dose nesta quarta-feira (19), no Parque da Cidade. Ibaneis Rocha tem 49 anos, é diabético e, portanto, se encaixa no atual grupo de vacinação, que contempla pessoas entre 30 e 59 anos com comorbidades. A vacina aplicada nele foi a da AstraZeneca, cuja segunda dose está agendada para 11 de agosto.

Governador recebe a primeira dose: “Temos que tomar todos os cuidados para evitar a doença” | Foto: João Cardoso/Agência Brasília

“A vacinação vai me dar um pouco mais de liberdade para ajudar o povo” Governador Ibaneis Rocha

Ibaneis chegou ao ponto de drive-thru no Estacionamento 13 por volta das 9h15 e aguardou cerca de 35 minutos na fila para ser vacinado. Ele agendou o seu horário para o primeiro do dia, a partir das 9h30. A movimentação no local estava tranquila e os profissionais de saúde animavam cada pessoa que chegava para ser imunizada.

Enquanto aguardava, o governador conversou com a imprensa. Disse que a prioridade do governo neste momento é vacinar professores e profissionais da educação e, em seguida, os rodoviários. Ao receber o imunizante, Ibaneis Rocha destacou a emoção de estar protegido.

“Para mim, que ando na rua o tempo todo e encontro as pessoas, é como uma libertação”, declarou. “A gente se sente muito bem, até porque não tem como ser governador e não ter contato com o povo. A vacinação vai me dar um pouco mais de liberdade  para ajudar o povo”. O governador aproveitou para doar 100 cestas básicas e dez sacos de ração para as campanhas Solidariedade Salva e Solidariedade Salva Pets.

Público especial

565.556 pessoas do DF com comorbidadades já receberam a primeira dose do imunizante

O público com comorbidades da faixa etária atualmente contemplada será vacinado até sexta-feira (21) nos endereços listados pela Secretaria de Saúde (SES). Até terça (18), o DF havia imunizado 565.556 mil pessoas com a primeira dose da vacina. Já o total de cidadãos que receberam a segunda dose é de 295.211 mil.

“Temos que tomar todos os cuidados para evitar a doença”, alertou Ibaneis Rocha. “Espero que as pessoas se cuidem e aguardem o momento de se vacinar. Espero até setembro, outubro, termos 70% da população do DF vacinada, para retomarmos a vida com normalidade.”

Quem se encaixa nos grupos para ser imunizado precisa se cadastrar no site da Secretaria de Saúde, independentemente da idade, antes de prosseguir com o agendamento – nesse caso, quando houver vagas disponíveis para a faixa etária correspondente. Ao todo, 190.825 pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos já se cadastraram.

Agendamento

Pessoas com síndrome de Down, em terapia renal substitutiva e com imunossupressão podem agendar a vacinação a partir dos 18 anos de idade. Gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência inscritas no BPC, com idade entre 18 e 59 anos, não precisam fazer o agendamento. A esse público, basta procurar um dos 55 pontos de vacinação para receber o imunizante.

Drive-thru no Parque da Cidade registrou agilidade no atendimento| Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Gestantes com comorbidades também não precisam agendar. No entanto, devem procurar pontos de imunização específicos. Saiba aqui onde são esses locais. As gestantes sem comorbidades e demais públicos deverão agendar.

Há exatos quatro meses, as primeiras doses contra a covid-19 foram aplicadas no DF. A enfermeira Lídia Rodrigues Dantas, de 31 anos, foi a primeira a ser vacinada em cerimônia no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade hospitalar que recebeu a primeira paciente contaminada pela doença no DF, em março de 2020.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA