Distrito Federal

GDF Presente recupera trecho da DF-330

Publicado

em


No Itapoã, cerca de um quilômetro e meio da via foi recuperado dentro da área do Núcleo Rural Fazenda Velha | Divulgação/GDF Presente

As fortes chuvas que atingiram o Itapoã causaram muitos estragos na DF-330, uma das vias mais importantes que cruzam a região. Com isso, o GDF Presente se uniu à ádministração regional em uma força-tarefa para auxiliar na recuperação de trechos da estrada que foram mais impactados e impediam a circulação de carros e caminhões.

Cerca de um quilômetro e meio da via foi recuperado dentro da área do Núcleo Rural Fazenda Velha. Ao todo, 100 toneladas de materiais foram utilizadas nos serviços, sendo 60 toneladas de material mais grosso, que foram utilizadas para cobrir as erosões, e outras 40 toneladas de material fresado para fortalecer os complementos.

Participaram da recuperação da estrada duas máquinas motoniveladoras, uma pá carregadeira, um caminhão pipa e seis caminhões para transporte e despejo do material utilizado. As equipes do Polo Leste e da Diretoria de Obras da Administração Regional do Itapoã também contaram com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

O trabalho na via foi executado em caráter emergencial, mas o GDF já planeja voltar a atuar na área de maneira definitiva, como explica o administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim: “Temos a expectativa de pavimentar esse trecho da via que foi consertado, o processo está em andamento no DER/DF. A DF-330 é importantíssima, liga o Itapoã a Planaltina e Sobradinho, o fluxo de caminhões nela é intenso”.

Além da pavimentação, as melhorias na via também incluirão uma rede pluvial, que vai auxiliar no escoamento das águas da chuva, preservando a via e garantindo mais qualidade nos deslocamentos de carro ou de caminhão.

O programa já retirou 180 toneladas de entulhos e inservíveis de vários pontos da região, como os bairros Del Lago e Itapoã I| Divulgação/GDF Presente

180 toneladas de entulho

Assim como os demais polos do GDF Presente fazem em outras regiões administrativas, um dos focos do Polo Leste no Itapoã foi o recolhimento de lixo em áreas de transbordo irregulares. Ao longo dos últimos dias, o programa já retirou 180 toneladas de entulhos e inservíveis de vários pontos da região, como os bairros Del Lago e Itapoã I.

Junto com o trabalho de limpeza, o GDF Presente também atua na conscientização da população para que esse tipo de situação volte a acontecer. “Geralmente, quando recolhemos os materiais colocamos placas sinalizando que é proibido descartar entulho. O pessoal da administração também ajuda, falando principalmente com os carroceiros”, relata o coordenador substituto do Polo Leste, Leandro Cardoso de Souza.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA