Distrito Federal

GDF Presente promove melhorias em áreas rurais do Paranoá

Publicado

em


Foto: Divulgação/GDF Presente
As melhorias nas estradas rurais vão facilitar a vida de quem transita frequentemente pelo local. Atualmente, existem 19 núcleos rurais e 14 escolas na região | Foto: Divulgação/GDF Presente
As ações de manutenção do GDF Presente alcançam os pontos mais distantes do Distrito Federal. Prova marcante da presença do governo em todos os cantos do nosso Quadradinho, por exemplo, são as operações realizadas ao longo desta semana na área rural do Paranoá. Atividades de recuperação de estradas vicinais, retiradas de entulhos e inservíveis no local, além de terraplanagem, vão beneficiar mais de 3 mil moradores.
Gente como o chacareiro, João Batista Ferreira, 36 anos. “As estradas estavam bem ruins, o pessoal da região tinha dificuldade de passar pelo local, mas, agora, graças à ajuda do governo, tudo vai melhorar”, conta. “Sou novo na região, mas pretendo ficar aqui um bom tempo e, no que puder ajudar, estarei à disposição”, diz o pequeno agricultor, que solicitou as melhorias via Administração Regional do Paranoá.
 
Nesta quinta-feira (28), equipes do GDF Presente e da Administração Regional trabalham na terraplanagem e ajustes de vias não pavimentadas nos Setores Rajadinha II, além do alargamento do acostamento do Km 8.5, da DF-250, próximo à Escola Classe Natureza, ambas áreas rurais. Os trabalham começaram na terça-feira (26) e seguem em pleno vapor até o fim da semana. Foram utilizados na operação caminhões e máquinas da Novacap. 
 
Melhorias
Segundo o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho, as melhorias vão facilitar a vida de quem transita frequentemente pelo local. Atualmente, existem 19 núcleos rurais e 14 escolas na região. “São obras de muita relevância para o escoamento da produção local já que tem muitos chacareiros e unidades da agricultura familiar”, observa o coordenador do GDF Presente.
“As manutenções das estradas rurais são importantes para a população da região do Paranoá, para a produção local dos pequenos e grandes produtores e pela segurança do transporte de crianças para as escolas rurais”, reforça o diretor de Obras da Administração Regional do Paranoá, Marcelo Augusto Queiroz. 
 
Também acontecem até esta sexta-feira (28) na região, os trabalhos de remoção de entulhos e retirada de inservíveis. Desde a última segunda-feira (25), já foram retiradas cerca de 120 toneladas de sujeira pela equipe do GDF Presente e Novacap. O material estava nas praças das quadras 12 e 14, do Paranoá, e no Setor de Indústria da cidade, que fica às margens da DF-005. “Todo esse material é de pessoas que jogam lixo em lugares inapropriados”, lamenta o coordenador do Polo Leste/GDF Presente, Júnior Carvalho. 
 
Para o administrador regional do Paranoá, Sérgio Damaceno, parceria estreitada entre a RA e o Polo de Máquinas Leste do GDF Presente tem sido vital para atender às demandas da área urbana e rural da cidade. “Conseguimos fazer um planejamento ao longo do ano para o atendimento de toda a comunidade rural. O Polo Leste de Máquinas é um grande reforço para a Administração Regional, que tem um maquinário reduzido. Com o GDF Presente podemos realizar um número maior de serviços realizados”, agradece o gestor.
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA