Distrito Federal

GDF conclui construção de estacionamento no Jardim Botânico

Publicado

em


Foto: Divulgação/GDF Presente
O Polo Leste recolheu 60 toneladas de entulho do transbordo irregular da Rua Nacional Vila do Boa | Foto: Divulgação/GDF Presente

O Jardim Botânico recebe os cuidados do Governo do Distrito Federal (GDF) esta semana e, por meio de uma parceria entre a Administração Regional, o GDF Presente e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), finaliza uma importante obra para a comunidade, atendendo uma demanda de cerca de 30 anos dos moradores e comerciantes da região administrativa. As vagas do novo estacionamento da avenida comercial estão sendo pintadas, o que vai organizar o trânsito de veículos no local.

O serviço começou a ser feito na última segunda-feira (11) e deve durar duas semanas. São cerca de 200 vagas divididas em nove bolsões que ficam do lado direito da avenida comercial, que tem cerca de 1 km de extensão. Além de pintar as vagas no asfalto, sinalizar as destinadas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e demarcar o correto sentido para a circulação dos veículos, o DER vai reforçar a sinalização vertical da via, com a instalação de novas placas de trânsito.

A construção do estacionamento é uma parceria entre vários órgãos do governo. O estacionamento foi construído ao longo de 2020 pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) com apoio de máquinas do Polo Leste do GDF Presente. A pavimentação do estacionamento foi concluída em dezembro e os funcionários da administração limparam o local antes da pintura das vagas, que está sendo feita pelo DER.

O GDF Presente está lavando as calçadas em frente ao estacionamento e, em breve, os passeios vão receber melhorias. “Assim que o tempo firmar, vamos finalizar esse trabalho”, afirma um dos responsáveis pela coordenação do Polo Leste, Leandro Cardoso de Souza. “Todos os órgãos trabalham para trazer melhorias para a comunidade”, ressalta o chefe de gabinete da administração, Cláudio Caixeta, administrador em exercício do Jardim Botânico. “O trânsito na avenida era horrível, não tinha onde estacionar, principalmente aos sábados quando a feira do produtor está funcionando”, conta.

Trânsito movimentado

Cerca de 40 mil pessoas transitam diariamente pela avenida, moradores e comerciantes que reclamavam que quem ia a uma das lojas no local não tinha onde parar o carro. Mesmo sem o estacionamento estar concluído, as vagas já eram usadas de forma improvisada.

Dono de uma padaria na via há 22 anos, André Alencastro Veiga, 55 anos, acredita que perdia clientes por causa da falta de lugar para parar o carro. “Era uma confusão, achar vaga aqui era um campo de batalha. Tinha até briga”, conta. Mesmo antes da sinalização do estacionamento ser concluída, ele diz que as novas vagas melhoraram o trânsito no local. “Melhorou 200%, não só para mim como para todo o comércio”, afirma.

O Polo Leste também atende a uma demanda da associação dos produtores rurais e faz a terraplanagem e ajustes de dois quilômetros da avenida principal do Núcleo Rural Altiplano Leste, que não é pavimentada. E recolheu 60 toneladas de entulho do transbordo irregular da Rua Nacional Vila do Boa. As equipes do GDF Presente também fizeram melhorias nas vias dos bairros Itaipu e São Gabriel para retirar a lama acumulada pelas chuvas.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA