Geral

Fundação de Amparo à Pesquisa participa da 7ª edição da Fecit 2022

Publicado

em

Após dois anos de pausa devido à pandemia da covid-19, inicia nesta quarta-feira, 9, a 7ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia do Município de Palmas (Fecit 2022). Promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), universidades, instituições empresariais e comerciais, a Fecit tem por objetivo investir na formação científica de educandos da rede pública e particular de ensino, oferecendo várias atividades como palestras, oficinas e exposição de trabalhos científicos elaborados pelos estudantes.

A Feira segue até a sexta-feira, 11, das 8 às 17 horas. A expectativa da organização é que, durante os três dias de duração, cerca de 85 mil pessoas visitem o Centro de Convenções para prestigiar o evento. Confira a programação geral do evento aqui.

A solenidade de abertura desta edição da Fecit será às 19 horas, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, com a apresentação da Banda da Guarda Metropolitana e o pronunciamento de autoridades municipais e de representantes dos parceiros do evento. Na ocasião, também acontecerá a palestra magna Empreendedorismo e Inovação, proferida pela analista de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas Cacilda Almeida e pelo professor especialista em Tecnologia de Educação, Lucas Goulart Collares.

Durante dois dias, o Centro de Convenções será palco para a exposição de 79 projetos desenvolvidos pelos estudantes que concorrerão a premiação nas seguintes categorias: Nível Fundamental (1° ao 5° ano), Nível Fundamental (6° ao 9° ano), Formação em EJA/UMA/Projovem/Pronera/Brasil Alfabetizado, Nível Médio Regular, Nível Médio Técnico e/ou Médio Integrado, Graduação (estudantes de ensino superior público ou privado) e Pós-Graduação/Especialização.

Berço de Talentos

Além dos projetos científicos, dentro da programação da Fecit, haverá ainda a apresentação dos trabalhos do projeto Berço de Talentos que contempla as crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). São experimentos trabalhados com professores e alunos da educação infantil, de seis meses a cinco anos, em atividades sensoriais e de estímulo à exploração e descobertas, visando incentivar desde cedo o interesse das crianças pelo conhecimento científico.

Fecit 2022

A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia é realizada desde 2014 e reúne estudantes de todo o município de Palmas e região. Tem o objetivo de mobilizar a população em torno de atividades de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia com a finalidade de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos científicos e tecnológicos, além de propiciar o debate sobre as estratégias e as mudanças necessárias para a popularização da ciência, além de despertar nos discentes e nos docentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt)

Fundada em 2011, a Fundação de Amparo à Pesquisa tem o papel de patrocinar a formação e a capacitação de pessoal técnico especializado em ações e atividades de pesquisa, ciência e tecnologia. Além de fomentar eventos científicos em que há participação de pesquisadores. Todas as ações da Fapt incentivam a inovação e o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Tocantins.

Instituições parceiras da Fecit 2022

Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedem), Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e Comunicação (Secom); Agência de Tecnologia da Informação (Agtec); Fundação do Meio Ambiente (FMA); Fundação Cultural (FCP); e Casa do Empreendedor; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt); e Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica); Centro de Educação Inclusiva (CEI); Cienciarte; Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp Ulbra); Instituto Federal do Tocantins (IFTO); Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac); Faculdade Itop; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Núcleo de Desenvolvimento de Software da UFT/NDS; Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino da UFT (Opaje); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins; Universidade da Maturidade (Uma); e Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Interação (Renapsi); Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social da Indústria (Sesi); Supera; Energisa; BRK Ambiental; e Maritaca Soluções Inovadoras.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA