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Fim dos buracos para 4 mil moradores na Fercal

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Quanto mais se aproxima o período chuvoso, mais se intensificam os trabalhos do Governo do Distrito Federal para preparar as cidades para as chuvas. Na Fercal, as equipes do Polo Norte do GDF Presente, juntamente com a administração regional, aproveitam a estiagem e atuam no ajuste de 8 km da DF-205 Oeste, um trabalho que vai beneficiar quase 4 mil pessoas.

Além do patrolamento, os caminhões do ‘GDF Presente’ colocam expurgo de brita na terra para melhorar a qualidade do trabalho e facilitar o tráfego de veículos | Fotos: GDF Presente

A rodovia, ainda não pavimentada, é usada como acesso para as comunidades do Catingueiro, Córrego do Ouro, Boa Vista e Ribeirão, que ficam longe do centro da Fercal. A estrada também é usada pelos moradores do município goiano de Padre Bernardo.

“É uma via com grande circulação de caminhões, por isso precisa de reparos constantemente. Também é um trabalho preventivo para as chuvas não piorarem a conservação da pista”, afirma o administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva.

192 toneladas de brita foram usadas na melhoria da DF-205 Oeste

Além do patrolamento, os caminhões do GDF Presente colocam expurgo de brita na terra para melhorar a qualidade do trabalho e facilitar o tráfego de veículos. O material foi doado pela Pedreira Contagem e, até agora, 192 toneladas de brita foram usadas.

“Tem quatro caminhões trabalhando lá. Cada um faz quatro viagens por dia para buscar o material e as carrocerias têm capacidade para carregar 12 toneladas”, explica o coordenador do Polo Norte, Ronaldo Alves.

Segundo ele, a recuperação da DF-205 Oeste começou na última quarta-feira (1) e deve ser concluída até a próxima segunda-feira (13), quando as equipes deixam a Fercal e seguem para Planaltina. O Polo Norte do GDF Presente também executa serviços em outras comunidades da Fercal.

Na comunidade do Bananal, a equipe está colocando 35 manilhas de concreto – utilizadas para formar a rede de captação de águas das chuvas. Elas possuem um metro cada uma e, quando instaladas, terão o dobro da capacidade atual.

Em Arniqueira, as equipes lavaram 15 paradas de ônibus e três pontos de encontro comunitários da região

Reparos em outras cidades

Outras cidades também recebem ações do programa. Em Taguatinga, o Polo Oeste e a administração regional recolheram pneus no Setor QNL para evitar o acúmulo de água da chuva. Em Santa Maria, também foram retiradas 86 toneladas de entulho e pneus das ruas e o caminhão-pipa molhou as estradas de terra.

Os demais equipamentos do Polo Sul II ficaram no Gama, realizando serviços de terraplanagem na área rural e auxiliando nas demandas de tapa-buracos.

Em Arniqueira, as equipes do Polo Central Adjacente II fizeram manutenção em 12 bocas de lobo, o que inclui a limpeza, a troca da tampa de concreto e a substituição dos meios-fios vazados, que servem para auxiliar que a água das chuvas escorra devidamente para os bueiros.

“Quando fazemos a limpeza, já colocamos de uma vez a tampa e substituímos os meios-fios que estavam quebrados”, diz o coordenador do Polo, Rodrigo Caverna.

As equipes também lavaram 15 paradas de ônibus e três pontos de encontro comunitários da região. Além disso, realizaram tapa-buracos em diferentes quadras da região administrativa.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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