Geral

Festa em Samambaia para comemorar 32 anos da cidade

Publicado

em


“Cheguei aqui e era só poeira. Hoje, Samambaia está no topo. É uma das melhores cidades do Distrito Federal”. As palavras são da líder comunitária Fátima Azeredo que, com 29 anos como moradora da cidade, deixa um recado a quem, um dia, desdenhou do local: “Para as pessoas que humilharam Samambaia, para a infelicidade delas, crescemos e nos fortalecemos”.

Dezenas de moradores e líderes comunitários estiveram presentes, na manhã desta segunda-feira (25), na festa de aniversário de 32 anos de Samambaia, com o tradicional corte do bolo, promovido pela administração regional da cidade, no Canteiro Social, entre as quadras 400 e 200. Devido á pandemia, o bolo foi cortado simbolicamente, mas servido aos pedaços, em recipientes descartáveis aos participantes. Houve entrega do bolo, ainda, em mais quatro localidades da cidade: No hospital regional da cidade, na UPA da Quadra 107, no Parque Três Meninas e na Expansão de Samambaia.

Dezenas de moradores e líderes comunitários estiveram presentes, na manhã desta segunda-feira (25), na festa de aniversário de 32 anos de Samambaia | Foto: Jaqueline Husni /Agência Brasília

“A festa é de vocês!”, disse o vice-governador Paco Britto aos participantes do evento. “Então, não somos nós que deveríamos estar aqui no palanque, vocês são as pessoas que construíram Samambaia. Venham vocês para cá”, completou ao pedir que as autoridades descessem do espaço reservado pela administração e dessem lugar aos líderes comunitários.

“Hoje, todo mundo quer ser pai de Samambaia. Mas os pais desta cidade são aqueles que fizeram e que cuidam. Esses são os verdadeiros pais: O ex-governador Joaquim Roriz, quem fez Samambaia, e o governador Ibaneis Rocha, que é quem está cuidando”, afirmou Paco que elencou melhorias feitas pelo governo na cidade, como obras de calçamento, de galeria de águas pluviais, reforma de parquinhos, quadras poliesportivas e a construção do hospital acoplado ao Hospital Regional da cidade (HrSam).

Em meio aos aplausos, diversas lideranças conhecidas de Samambaia ocuparam o espaço. “Quando cheguei aqui, muitas pessoas não acreditam na nossa cidade. Quando Roriz começou, e criou essa cidade, muitas pessoas tinham discriminação em morar em Samambaia e, hoje, a classe média está vindo para cá, coisa que ninguém acreditava”, destacou o líder comunitário Domício do Carmo, de 55 anos, um dos mais conhecidos da cidade.

Aos 32 anos, Samambaia cresce e se desenvolve rapidamente. “Hoje, eu vejo a cidade bonita, cada vez mais com cara de cidade grande, isso graças a todos os moradores e aos líderes, que cobram dos poderes as melhorias”, destacou o deputado Jorge Viana, que também mora e se criou na cidade. “Cheguei aqui em 1989, peguei água no chafariz. Agora estou na Câmara Legislativa, destinando emendas para melhorias na cidade que este governo está executando. Um empenho de todos nós”, completou o parlamentar.

“As lideranças de Samambaia são a força da cidade. E, aqui, seguimos a máxima de ouvir todas as lideranças para definir as prioridades e executar nossas ações”, explicou o administrador Gustavo Aires, que também destacou as ações do Governo do Distrito Federal (GDF) na cidade. “Conseguimos, quem diria, a expansão de 102 novos leitos no HrSam, graças a esta gestão”, concluiu.

A líder comunitária e moradora da cidade há 32 anos, Alderita da Conceição, de 60 anos, ressaltou, emocionada, o crescimento de Samambaia. “Vim para cá não tinha água nem luz. Aqui sempre foi um lugar bacana para a gente morar e foram 32 anos lindos e maravilhosos”, afirmou. “Nunca pensei, imaginei, que Samambaia ficasse do jeito que é”, acrescentou a moradora que fez questão de frisar que é “líder comunitária com documentação validada pelo governo”.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA