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Farmácias contam com 60 mil kits para testar população – Agência Brasília

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A testagem gratuita de covid-19 continua no Distrito Federal. Até a manhã desta quarta-feira (19), 60 mil testes já haviam sido retirados da Farmácia Central da Secretaria de Saúde pelos responsáveis dos estabelecimentos habilitados.

O início do atendimento, definição do horário de testagem, necessidade de agendamento ou não e quantidade de testes realizados por dia são definidos pelas farmácias

De acordo com a subsecretaria de Logística, além dos kits entregues para estratégia de testagem nas farmácias, 181 mil testes estão espalhados pelas unidades de saúde da rede pública e ainda há 539,6 mil em estoque.

O início do atendimento, a definição do horário de testagem, a necessidade de agendamento ou não e a quantidade de testes realizados por dia são definidos pelos 22 estabelecimentos parceiros. A drogaria São Rafael, no Gama, por exemplo, oferta os testes gratuitos desde segunda-feira (17).

A Drogaria Brasil, em Santa Maria, começou na terça-feira (18). O estabelecimento, inclusive, é o único que atende por demanda espontânea, com média de 40 senhas por dia. “As pessoas aguardam fora da loja, passam pela triagem e depois são direcionadas para o atendimento”, explica a supervisora Mariza Faria.

Além dos kits entregues para estratégia de testagem nas farmácias, 181 mil testes estão espalhados pelas unidades de saúde da rede pública e ainda há 539,6 mil em estoque | Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde-DF

Já o Atacadão Drogacenter mobilizou 16 funcionários do call center para o agendamento dos testes, disponíveis nas 16 unidades da rede, desde esta quarta-feira. O farmacêutico e diretor da rede, Gilvam Júnior, elogia a iniciativa e incentiva outros colegas a participarem. “Precisamos de mais farmácias do DF engajadas para atender ainda mais pessoas”, reforça.

“Precisamos de mais farmácias do DF engajadas para atender ainda mais pessoas”Gilvam Júnior, diretor da rede Atacadão Drogacenter

Cláudio Coelho, morador do Cruzeiro, esteve no Atacadão Drogacenter do Sudoeste na manhã de quarta-feira para fazer o teste. Colegas de trabalho de Cláudio estão infectados com o vírus da covid-19. Além disso, sua mulher e filha, que também testaram, apresentavam sintomas gripais, como dor de garganta e febre.

“Essa parceria facilitou muito a nossa testagem”, destacou o funcionário público. A filha, Beatriz, chegou a procurar o teste em laboratórios privados, mas não conseguiu. “Suspenderam a realização desse exame, mas aqui conseguimos agendar”, comemorou a estudante.

A Drogaria Messias, em Ceilândia, e a Farmácia Descontão, de Taguatinga, também iniciaram a aplicação dos testes nesta quarta. As unidades da Farmácias Descontão de Águas Claras e de Ceilândia começam a testar na quinta-feira (20) quem agendou até esta quarta-feira.

A testagem nas farmácias é uma parceria da pasta com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) que, junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), selecionou os estabelecimentos de testagem. Cada farmácia é responsável por notificar a Secretaria de Saúde dos casos positivos e negativos.

Servidores da secretaria realizaram o treinamento dos funcionários da empresa sobre o uso do sistema E-Sus, em que são registradas as informações do exame, como data de realização, resultado, lote e data de validade. Confira as informações completas na tabela abaixo:

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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