Goiás

Fapeg fomenta criação e expansão de startups em Goiás

Publicado

em


Goiás é um Estado empreendedor. Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia estão entre as 100 cidades mais empreendedoras do País em 2020, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Só em janeiro de 2021, em meio à pandemia do Covid-19, foram abertas 723 novas empresas em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 2.774, o maior número dos últimos cinco anos. Os números são da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).

Com as limitações impostas pela pandemia, o desenvolvimento e o uso de novas tecnologias têm sido amplamente explorados e difundidos desde 2020, o que fez com que o ambiente virtual se tornasse uma oportunidade para empreendedores. Entre as modalidades de empreendedorismo que utilizam bem os recursos dos meios digitais estão as startups.

“A pandemia acelerou a transformação digital nas médias e grandes empresas, que passaram a adotar tecnologias e processos já conhecidos pelas startups. Perdemos os encontros presenciais, mas tivemos a capacidade de nos adaptar rapidamente ao novo contexto”, é o que afirma o gerente de Fomento às Incubadoras Tecnológicas e Startups da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (Sedi), Carlos Magno.

As startups dominam o meio digital há mais tempo, embora não sejam empresas que existam e funcionem apenas na internet. A web torna a sua criação bem mais barata e possibilita uma expansão do negócio de forma bem mais fácil e rápida.

Pelo momento econômico atual, o nicho empreendedor de startups tem crescido e se tornado uma oportunidade de negócio rentável em nível estadual e nacional. Goiás possui mais de 190 startups cadastradas na base de dados oficial do ecossistema brasileiro, o StartupBase, da ABStartups. Até março de 2020, mais de 12 mil startups, em diversas áreas e estágios de operação, foram inscritas na plataforma.

Fomento público

Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, “o grande desafio é mostrar que essa grande ideia criativa realmente possa se transformar em uma inovação e assim fazer sentido montar a startup. Não basta ter a ideia, precisa mergulhar e se dedicar ao projeto, estudar o mercado e entendê-lo. Em resumo, muita coisa precisa ser feita para conseguir validar essa inovação”.

Nesse ponto surge o fomento público como forma de capacitar e financiar ideias inovadoras para estimular a economia. O presidente da Fapeg também ressalta: “O aporte público vem para fortalecer o ecossistema. Estimular a comunidade a empreender, abrir portas para diferentes públicos e idades, gerar emprego e renda. Esse é um caminho sem volta para o desenvolvimento socioeconômico. Jogamos a semente com a subvenção e assim abrimos caminhos para as startups receberem outros tipos de aportes”.

Três staturps goianas foram selecionadas para participarem do Programa IA², do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O programa possui abrangência nacional e apoia investimentos em projetos de desenvolvimento (P&D) de soluções em Inteligência Artificial (IA) orçados em até R$500 mil.

Encaixe.meIndustryCare e Total Strategy concorreram com 736 inscritas na pré-seleção e foram classificadas juntamente com outras 28 startups e empresas de tecnologia da informação de todo o País.

As startups goianas já haviam recebido fomento através do Programa Centelha, que no Estado é operado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A iniciativa também é promovida pelo MCTI e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e direcionada pela Fundação CERTI.

O programa tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora nos Estados, sendo o recurso concedido através das FAPs em cada unidade da federação. Para isso, oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios e ampliar a carteira de clientes.

Na primeira edição do Centelha Goiás, realizada em 2020, 28 projetos foram selecionados e receberam R$ 60 mil, através da Fapeg, para execução de seus projetos. Para o Centelha II é esperado apoio a cerca de 50 empresas e o valor destinado a essa edição é de R$ 2 milhões para cada agente local.

Startups goianas

“Projetos como esses ensinam muito por meio das mentorias, aulas e tarefas práticas, que resultam em aperfeiçoamento do modelo de negócio a ser seguido dando resultado nas operações e visibilidade. Junto a isso, conseguimos o fomento, valor financeiro para que seja subsidiado o modelo de negócio, enquanto apresentamos algo inovador e que solucione a necessidade do cliente”, destaca a CEO da Total Strategy, Cynara Bahia.

Cynara conta que a startup nasceu da ideia de reduzir o desperdício nos supermercados e a perda que o comerciante tem com produtos que são descartados por conta da data de validade. Surgiu também de uma preocupação socioambiental, pois esse tipo de lixo lota aterros sanitários, quando poderiam ser reduzidos, além da possibilidade de serem doados, dentro de um prazo de validade aceitável para consumo, para instituições beneficentes.

Em 2020, a Total Strategy atuou basicamente no segmento supermercadista. Entretanto, a startup ampliou o público-alvo e, atualmente, farmácias, lojas de conveniência, empórios, pet shops também são clientes com foco na excelência e eficiência na gestão de validade. Os clientes utilizam o aplicativo desenvolvido pela empresa para reduzir em 65% o tempo de todo processo de estoque e reposição nas gôndolas e em 95% do descarte de produtos.

Enquanto a Total Strategy atua no comércio, a IndustryCare se debruçou sobre a eficiência do processo produtivo de fábricas. Para isso, utilizou a internet das coisas (Iots) na gestão de dados do chão-de-fábrica, digitalizando e monitorando em tempo real, o comportamento e desempenho de máquinas e processos industriais.

De acordo com o coordenador da IndustryCare, Wagner de Barros Neto, a oportunidade de negócio surgiu ao perceber a dificuldade de médias e grandes indústrias para tomarem decisões ágeis por falta dos dados necessários.

“Existem várias ineficiências escondidas em seu custo operacional. Internamente, elas têm uma série de dificuldades tecnológicas e burocráticas em aquisição de sensores e medidores, que atrapalham agendas de transformação digital e Indústria 4.0”, explicou Barros Neto.

O coordenador aponta que com um monitoramento granular e em tempo real, é possível ajudar as indústrias a acompanharem seus indicadores de consumo, produção e processos; e a entenderem o motivo de determinados comportamentos, passando a tomar decisões mais ágeis e orientadas por dados.

Com experiências dos empreendedores no mercado industrial, o time da IndustryCare desenvolveu a primeira versão do produto, que foi aperfeiçoada com recursos do Programa Centelha. “O fomento da Fapeg teve importância para a melhoria da plataforma na arquitetura de software, da experiência do usuário na usabilidade e interface e na confiabilidade da nossa infraestrutura. E agora o recurso do Programa IA², do MCTI, vem para apoiar no desenvolvimento de um modelo de Inteligência Artificial, para ajudar indústrias em sua modulação fabril”, concluiu o coordenador da startup.

E não só indústrias e comércios, mas prestadores de serviços também se tornaram clientes de startups. A Encaixe.me criou uma solução em automação comercial de agendamentos de consultas em rede para estabelecimentos de saúde. O serviço é capaz de otimizar a agenda dos profissionais evitando horários vagos e não-comparecimento de pacientes através de engajamento via WhatsApp.

“Os estabelecimentos oferecem suas disponibilidades de horários vagos para apenas um ou outro sistema de agendamento online e acabam por disponibilizar 70% a 80% da capacidade produtiva somente para poucos “fornecedores” (convênios ou sites de busca), tornando-se reféns da quantidade direcionada, valores praticados e até atrasos nos repasses financeiros. Com o mínimo de automação descentralizada, em que secretárias e profissionais consigam ofertar horários em tempo real, é possível suprimir o não-comparecimento, engajar toda a rede credenciada e ainda economizar no caixa das instituições”, explica o líder operacional e comercial Iarly Coli.

Entre os desafios no início de todo negócio, Coli aponta a dificuldade em reunir uma equipe de fundadores madura, resiliente e a validação comercial, com clientes pagantes e recorrentes, de uma solução minimamente indispensável para os usuários do seu produto.

“Posso afirmar que o fomento da Fapeg foi essencial para financiarmos uma comunicação assertiva, iniciarmos as validações com usuários reais (secretárias e profissionais da saúde) e, principalmente, implementarmos a jornada do paciente via WhatsApp Oficial. Já com os futuros recursos oferecidos pelo programa do MCTI, desenvolveremos nosso assistente virtual, encomendaremos algoritmos para otimização de horários (TimeTabling) e criaremos o nosso próprio modelo de inteligência artificial para sugestões otimizadas de mercado (B.I.) referentes às redes credenciadas”, destacou o líder da Encaixe.me.

O destaque dessas empresas no cenário nacional indica que os próximos passos das startups goianas serão bem-sucedidos. O presidente da Fapeg reforça que “o mercado de startups em Goiás é promissor. Criamos uma série de ações para acelerarmos a inserção da inteligência artificial no dia a dia do goiano. E as respostas para todas as ações que temos feito tem sido fenomenal. Agora queremos ter mais startups que utilizem e inovem com inteligência artificial”.

Fonte: Fapeg- GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Natal Flamboyant 2022

Publicados

em

Com o tema “Circo de Natal Flamboyant”, shopping reafirma sua tradição em apresentar uma decoração natalina memorável e uma campanha marcada por incentivos. Entre os destaques está o sorteio de um veículo elétrico Volvo XC40

Sempre repleto de novidades, o Natal Flamboyant chega para surpreender aqueles que apreciam vivenciar a época mais mágica do ano. Para 2022, o tema escolhido “Circo de Natal Flamboyant”, embala uma das maiores e mais completas campanhas de varejo no Brasil. Isto, porque, o investimento na campanha de Natal supera os R$ 4 milhões, incluindo decoração natalina, campanha publicitária, premiação, divulgação interna e externa, além de eventos e ações.

Entre os incentivos nas compras, está o sorteio de um automóvel Volvo XC40 ano/modelo 2022/2023 na cor branca. Exibindo sustentabilidade, já que é um modelo elétrico, o prêmio ainda é sinônimo de segurança, versatilidade e alto desempenho. Além disso, o SUV premium antecipa as mais recentes tecnologias e tendências a partir de um motor que é referência em potência e diversos itens de conforto e conectividade. Cada R$ 500 em compras, mediante apresentação de notas fiscais de lojas do Flamboyant aderentes a promoção, dá direito a um número da sorte para participar do sorteio, que ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2023. O cliente poderá concorrer com notas fiscais com data entre 04 de novembro de 2022 a 09 de janeiro de 2023.

DECORAÇÃO

“Circo de Natal Flamboyant” convida a experimentar a alegria da época mais mágica do ano

O encantamento do circo. A magia do Natal. Apostando em dois símbolos tão presentes no imaginário de adultos e crianças, o Flamboyant Shopping declara aberta a época mais festiva do ano, convidando o público a participar de cada detalhe de sua decoração natalina. O tema central, “Circo de Natal Flamboyant”, traz um misto de arte, brilho, alegria e elementos tradicionais, que chegam com a proposta de despertar os sentimentos mais positivos nos visitantes. Desde as portarias de acesso, passando pelo Garden Flamboyant e outros cartões postais do shopping, tudo foi pensado para encantar a qualquer momento do dia. À noite, a iluminação externa reforça o convite para celebrar. Por trás de tanta magia estão mais de quatro mil strobos, LEDs e cortinas de snowleds, iluminando toda a fachada do shopping e dando formas a símbolos natalinos. Em total sintonia ao tema da decoração, réplicas do Papai Noel seguem protagonizando diversos números circenses, seja no Garden Flamboyant ou dentro do shopping, surpreendendo e encantando as famílias. Em outra cena, um Bom Velhinho medindo aproximadamente 4,5 metros de altura saúda o público em seu figurino clássico. E como o tema deste ano, “Circo de Natal Flamboyant”, baseia-se na vontade do Bom Velhinho em compartilhar arte e alegria, as praças de eventos dão formas a um verdadeiro picadeiro natalino. Na Praça da Cúpula, piso 1, elementos lúdicos e variada riqueza de detalhes chegam para encher os olhos, a exemplo de ursos circenses, presentes de forma aérea na nova cúpula de vidro e próximos à grandiosa árvore de natal, com 12 metros de altura. A proposta é exibir momentos emblemáticos do Papai Noel em sua memorável passagem pelo circo. Com isso, o público pode conferir a caminhonete do Noel, o Bom Velhinho oferecendo balões e até ensaiando um número no canhão. Ainda nesse local, uma outra proposta de interação com o público conta com a chancela da Richesse Confeitaria. Em total sintonia com a Mamãe Noel exibindo maçãs do amor, a marca leva ao público suas deliciosas maçãs, que poderão ser adquiridas no local. Esse cenário lúdico, que também conta com noéis em pernas de pau, reserva diversos espaços instagramáveis. Para os pequenos, além de xícaras giratórias, a interação fica por conta de um passeio no trenzinho, que passa por um túnel iluminado, numa visão privilegiada da decoração.

Por todo o shopping, o visitante irá se encantar com os ursos circenses, numa elaborada ambientação natalina em cores tradicionais e flâmulas anunciando que a magia está no ar. É assim na Praça Central, piso 1. Lá, a decoração convida a compartilhar diversos momentos circenses. Os visitantes podem adentrar uma árvore natalina medindo 10 metros de altura, local que oferece uma grandiosa iluminação em LED. Reforçando as belezas do circo, Papai Noel surge fazendo malabarismo, com balões coloridos, exibindo truques de magia e até oferecendo pipocas em barraquinhas circenses. Celebrando experiências memoráveis, nesse local o público poderá adquirir deliciosas pipocas, assinadas pela Popcorn Gourmet. Um convite para instagramar é o soldado urso, medindo aproximadamente 6 metros de altura. Mas, se a proposta é contemplação, o público pode acompanhar cada detalhe diretamente de um banco gigante em formato bengala. A programação ainda oferece uma estação de embarque do tradicional Expresso Flamboyant em parceria com a Unimed. O passeio em vagões coloridos e sonorizados convida passageiros de todas as idades a interagirem com as atrações natalinas num divertido passeio pelos corredores do shopping. Também integra o roteiro para um Natal surpreendente, um Presépio com personagens bíblicos em tamanho natural. Localizado próximo à C&A, no piso 1, o público poderá contemplar o nascimento de Jesus, relembrando o acontecimento que deu origem ao Natal. Ainda no piso 3, em frente à Nespresso, estará o Trono do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe as crianças para as fotos, entrega de cartinhas e pedidos de Natal. Para melhor comodidade das famílias, o espaço dispõe de caixa de correios para entrega dos pedidos de Natal, trono pet e um cesto para os bebês darem adeus às suas chupetas.

Serviço

Decoração Natalina Flamboyant

Seguindo o horário de funcionamento do shopping, nas atrações especiais de Natal, o atendimento será encerrado 30 minutos antes do fechamento das lojas. Importante consultar o regulamento, que prevê, entre outras orientações, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e a presença de pais ou responsáveis para acompanhar crianças menores nos brinquedos. As atrações ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro de 2023, de segunda a sábado das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 14h às 19h30. Importante consultar o regulamento com as regras de participação e segurança, disponível em cada atração.

Xícaras Giratórias

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para três crianças por xícara, sendo a capacidade máxima 100kg

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Acesso: gratuito.

Maçãs do Amor Richesse Confeitaria

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Passeio de trenzinho

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para até oito crianças simultaneamente, sendo a capacidade máxima 400kg

Indicação etária: livre para adultos e crianças, limitada à capacidade de dois adultos por passeio.

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Preço: R$ 15 por pessoa.

Túnel para passagem interna na árvore de Natal

Local: Praça Central (piso 1)

Acesso: gratuito.

Pipocas Popcorn Gourmet

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Expresso Flamboyant

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: R$ 15 por pessoa

Indicação etária: livre.

Presépio

Local: próximo à C&A (piso 1)

Acesso gratuito.

Atendimento Papai Noel

Local: piso 3 em frente à Nespresso

Período: até o funcionamento das lojas do dia 24 de dezembro de 2022.

Acesso: com celular próprio é isento de cobrança.

O local conta com fotógrafo profissional e equipamento. Portanto, não é permitido câmeras profissionais ou semelhantes. Mediante interesse, o cliente pode contratar no local, fotos impressas na hora. Os organizadores do espaço também oferecem a opção de envio da foto digital em alta resolução por e-mail ou dispositivo de transferência diretamente ao cliente.

Por: Janaina Prado

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA