Geral

Estudantes da rede estadual são premiados na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia

Publicado

em

Os estudantes da rede estadual de ensino que participaram da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) foram premiados na noite da última sexta-feira, 11, no Centro de Convenções Arnold Rodrigues, em Palmas. Antes da divulgação dos resultados de melhores projetos, o evento contou com uma apresentação de alunos do Balé Popular do Tocantins, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Na categoria Ensino Médio, o primeiro lugar foi para o estudante do Colégio Militar do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, de Palmas, Felipe Hideki Suto. Ele criou um projeto que utiliza material reciclável em impressora 3D para ajudar estudantes com deficiências auditivas e visuais na instituição. “É uma alegria muito grande para mim. Eu atingi meu objetivo, que foi implantar essa tecnologia em Palmas”, expressou.

O segundo lugar ficou com os alunos da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, da Capital, com o projeto A compostagem como forma de reciclagem de resíduos orgânicos produzidos na cantina da escola.

A terceira colocação foi para os estudantes do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, que apresentaram o projeto A sustentabilidade na produção de mudas de espécies do cerrado. Maressa Eduarda da Silva, que está na 2ª série do Ensino Médio, é uma das participantes do grupo e expressou a alegria com esse resultado. “A emoção é muito grande, pois nos esforçamos bastante para chegar até aqui”, relatou.

Na categoria Técnico de Nível Médio, os alunos da Escola Família Agrícola de Porto Nacional garantiram o 1º lugar, com o projeto denominado Avaliação do uso de receita alternativa de extrato de própolis de abelha Jataí. “Estou bastante emocionada, pois com muito esforço conseguimos chegar até aqui. Eu só tenho a agradecer a todas as pessoas envolvidas neste trabalho”, destacou Rayssa Alves Uchoa, estudante e integrante do grupo.

O primeiro colocado foi premiado com um tablet e o professor orientador com um kit multimídia. O segundo e o terceiro lugar foram premiados com medalhas.

A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, Cristiane Mireile Bazzo de Pina, afirmou que os prêmios são um “grande incentivo para os estudos e pesquisas dos estudantes, além de identificar os talentos das escolas da rede estadual de educação. Muito se deve também aos professores que fazem um trabalho maravilhoso com projetos que merecem incentivos e um olhar atencioso”.

Participações

Nove escolas da rede estadual tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e pesquisas durante a Fecit 2022. São elas: CEM Tiradentes; Escola Estadual Liberdade; Escola Estadual Vale do Sol; Colégio Estadual Rachel de Queiroz; Colégio Estadual Dom Alano; Escola Estadual Setor Sul; Escola Estadual Frederico Pedreira; Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maia; e Escola Família Agrícola de Porto Nacional.

Na categoria Ensino Médio, o primeiro lugar foi para o estudante Felipe Hideki Suto – Mari Rios/Governo do Tocantins

Segundo lugar ficou com os alunos da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto – Mari Rios/Governo do Tocantins

Estudantes do CEM Tiradentes terminaram com o 3º lugar – Mari Rios/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA