Educação

Estudantes da rede estadual são medalhistas de ouro em olimpíada internacional de matemática

Publicado

em

Turmas do Cepi Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, em Formosa, e do Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMG) Ayrton Senna, de Goiânia, se classificaram em 1º lugar na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2023

O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, do município de Formosa, é uma das unidades escolares da rede pública estadual de Educação de Goiás, vencedoras da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) 2023.

Na escola, 18 estudantes do Ensino Fundamental receberão as medalhas de ouro na etapa nacional, sendo que a metade é do 6° ano e, a outra, do 7°. Os alunos da turma de 9° ano do Cepi alcançaram o 3° lugar, garantindo a medalha de bronze.

De acordo com o professor de matemática da escola, Arlley Kacyo da Silva, a preparação para a olimpíada começou em 2022, através das práticas nas aulas focadas em fortalecer o raciocínio lógico, e das eletivas, que contribuíram para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes.

Para o professor, a participação dos alunos em competições como esta tem um impacto significativo na aprendizagem por aprimorar as competências e aumentar o interesse dos alunos na disciplina. O resultado em primeiro lugar dos estudantes foi recebido com orgulho. “Ver o esforço, a dedicação e o trabalho em equipe sendo recompensados com medalhas de ouro é gratificante. Isso se reflete tanto no talento dos alunos, como no comprometimento da unidade escolar”, comemora o docente.

Medalhistas goianienses
Ao todo, 10 escolas estaduais receberam medalhas de ouro, prata e bronze na OIMSF 2023. O Estado de Goiás teve duas instituições no topo do pódio. Além do Cepi Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, a segunda escola vencedora é o Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMG) Ayrton Senna, de Goiânia. Desta vez, os vencedores foram os estudantes da 3° série do Ensino Médio.

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é uma competição internacional destinada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Com o objetivo de aproximar os alunos do estudo dos componentes curriculares da matemática, a olimpíada busca desenvolver novas habilidades.

A competição possui apenas uma fase e é dividida em três níveis: Básico (4° a 6° ano do Ensino Fundamental), Júnior (7° a 9° do Ensino Fundamental) e Sênior (Ensino Médio). Para participar, as unidades escolares das redes públicas municipais ou estaduais, devem inscrever as turmas como um único time.

Fotos: Seduc / Legenda: Alunos da Escola Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, de Formosa, conquistaram primeiro lugar na OIMSF 2023

 

Comentários do Facebook

Educação

Caiado convoca mais 316 professores aprovados em concurso público

Publicados

em

Já foram nomeados 1.893 docentes desde 2023. Convocados fazem parte da lista de 5.050 aprovados em concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2022

O governador Ronaldo Caiado convocou, nesta segunda-feira (22/04), mais 316 candidatos aprovados em concurso público para professor PIII da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). É a segunda convocação realizada no ano de 2024, totalizando 631 novos professores convocados para trabalharem na rede estadual.

Conforme consta no edital de convocação nº 002/2024, publicado no Diário Oficial do Estado, a posse se dará de forma virtual, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com o intuito de garantir celeridade ao processo. O pré-cadastro dos profissionais no SEI deverá ser feito até o dia 24 de abril, por meio do e-mail [email protected].

A partir do dia 6 de maio, os aprovados deverão apresentar a documentação de forma eletrônica. Nesta etapa, será necessário anexar a declaração para investidura em cargo público, além de CPF, RG, comprovante de endereço, título eleitoral, diploma de curso superior e demais documentos listados em edital. A previsão é que as nomeações sejam publicadas no dia 29 de maio. Já a posse deve ocorrer a partir do dia 04 de junho, seguida de curso de formação.

Concurso
Já foram nomeados 1.893 docentes desde 2023. Os convocados fazem parte da lista de 5.050 aprovados para o cargo de professor nível III (licenciados), em concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2022.

Os selecionados vão trabalhar na rede estadual de ensino, que atualmente conta com mais de 900 unidades escolares e atende quase 500 mil estudantes, em todas as regiões de Goiás. De forma inédita, foram ofertadas vagas para profissionais indígenas, quilombolas, intérpretes de Libras e instrutores de Libras e Braille.

Confira a lista de convocados: https://diariooficial.abc.go.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/6110/#/p:5/e:6110

Fotos: Secom / Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA