Minas Gerais

Estudantes da rede estadual conquistam vagas em universidades públicas

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Nicolle Jordana Dias Ferreira / Arquivo pessoal

Em todo o estado, alunos que concluíram o ensino médio em escolas estaduais conquistaram vagas em instituições de ensino superior. Para muitos deles, a alegria vem em dobro por ficarem em posições de destaque nas universidades. É o caso de Nicolle Jordana Dias Ferreira. Ela concluiu a educação básica na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e foi aprovada em 1º lugar no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na modalidade de cotas étnico raciais, por renda e dedicadas à estudantes de escolas públicas.

“Sou a primeira da minha família a estudar em uma universidade federal e estou muito feliz com a minha colocação”, destaca Nicole, que estudou a vida toda em escolas públicas. Muito elogiada por professores e gestores da unidade onde estudou, a aluna conta como foi sua rotina de estudos e destaca a importância da escola para a conquista. 

“Montei um cronograma de estudo em casa e fui assistindo vídeos sobre os conteúdos. Os professores também me ajudaram e me apoiaram muito”, destaca. Nicolle lembra ainda que, em 2019, chegou a participar de um cursinho popular. Já em 2020, devido à pandemia de covid-19, a iniciativa foi suspensa.

Celular

Com a implementação do ensino remoto, a estudante encontrou algumas dificuldades, mas nada que a impedisse de se dedicar e realizar seu sonho. “Foi um pouco mais difícil, porque eu não tinha computador e usava apenas o celular, mas a escola sempre esteve presente. Eles foram incríveis”, diz.

Os professores não só auxiliaram na preparação da estudante, como também serviram de inspiração para a escolha do curso, especialmente as aulas de Sociologia ministradas pelo educador Marcos Antônio Silva. “Antes queria fazer Psicologia, mas no 1º ano do ensino médio, quando tive a primeira aula de Sociologia, me identifiquei e decidi que era aquilo que queria fazer. O professor falava sobre a minha realidade”, lembra Nicolle.

Priscila Costa Silva / Arquivo pessoal

Suporte essencial

Na zona rural do município de Datas, a estudante Priscila Costa Silva também tem muito o que comemorar. Ela conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e também foi aprovada em Engenharia Civil na unidade de Curvelo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), na modalidade de cotas étnico raciais, por renda e dedicadas à estudantes de escolas públicas.

Ex-aluna da Escola Estadual Juliana Catarina da Silveira, Priscila conta como foi sua preparação. “Acordava cedo para ler e fazer as coisas da escola. Assistia às teleaulas do Se Liga na Educação e depois fazia o Plano de Estudo Tutorado (PET). Na parte da tarde, fazia questões do Enem e assistia algumas videoaulas gratuitas pela internet”, relata. Para a futura universitária, que optou pelo curso de Medicina da UFVJM, o apoio da família e dos professores foi essencial. 

Realizando sonhos

Ex-aluno da Escola Estadual Ari da Franca, em Belo Horizonte, Daniel Lucas de Oliveira, também é exemplo de que sonhos podem se tornar realidade. Ele foi aprovado em Medicina em terceiro lugar, dentro da cota de escola pública e por renda, na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e em quarto lugar na Uemg. Além disso, conquistou 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Daniel Lucas de Oliveira / Arquivo pessoal

Diante das opções, o estudante decidiu cursar Medicina na Unifal. “Fazer Medicina era um sonho, mas não acreditava que fosse possível sair do ensino médio e entrar na faculdade”, diz. Para sua preparação, Daniel utilizava vídeos e respondia às listas de exercícios encaminhadas por seus professores. “Os PETs também foram muito úteis, tinham muitas questões que me ajudaram”, conta.

Auxílio na preparação

Em 2020, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu várias ações para auxiliar os estudantes na preparação para as provas do Enem, que é porta de entrada para as universidades públicas brasileiras. Os Planos de Estudos Tutorados (PETs), principal ferramenta do Regime de Estudo não Presencial, contaram com simulados que serviram de suporte para os alunos.

Além disso, foi criada uma aba no site “Estude em Casa” dedicada especialmente para quem iria participar do exame. O espaço reuniu as aulas do Se Liga na Educação sobre a prova e também simulados. No programa transmitido pela Rede Minas e pela TV Assembleia, todas as sextas-feiras abordavam conteúdos relacionados ao Enem.

A SEE/MG também fechou parcerias que permitiram oferecer iniciativas, como o Enem Conectado e o Enem Conectado Power, que possibilitaram aulas on-line e gratuitas para alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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